Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Wanawiki pode recuperar PC afectados pelo WannaCry

investigadores franceses criaram um utilitário de software chamado Wanawiki que pode desbloquear uma máquina infectada
Share it:
Fonte: Computerworld

Caso possua um PC com Windows XP ou Windows 7 e foi atingido pelo ransomware WannaCry, há uma boa notícia: investigadores franceses criaram um utilitário de software chamado Wanawiki que pode desbloquear uma máquina infectada.

Wanawiki

Matt Suiche, fundador da CloudVolumes e Comae, publicou uma mensagem num blogue que descreve como a ferramenta Wanawiki, de Benjamin Delpy, funciona: rastreia os números primos usados ​​pelo ransomware para reconstruir a chave usada na cifra do PC.


Quando a ferramenta é executada, o software gera basicamente a chave e o instrumento desbloqueia, em seguida, os ficheiros. Mas há um senão: para dar à ferramenta uma oportunidade de reconstruir a chave, o PC infectado não pode ser reinicializado.

Além disso, a Wanawiki precisa ser executada o mais rápido possível, porque os números primos que o ransomware usa podem ser substituído ao longo do tempo, escreve Suiche.

Utilizadores com PC infectados pelo WannaCry precisam de descarregar a ferramenta, executá-la, e “rezar” para que os números primos não sejam substituídos, de acordo com Suiche.

O software tem funcionado em PC com Windows XP e Windows Server 2003, bem como com Windows 7.


Pressupõe-se, mas não está comprovado, que a Wanawiki também desbloqueia PC com versões de sistema operativo entre o Windows XP e Windows 7, incluindo o Windows Vista, escreveu Suiche. 

De acordo com o mesmo, que colaborou com a Delpy na Wanawiki, o software recria os ficheiros .DKY que o Wannacry procura e também impede a criação de novos ficheiros cifrados.

Embora vários relatórios tenham afirmado que um pouco mais de 200 mil PC foram infectados, o número tem aumentado constantemente nos últimos sete dias.

Para fazer download da Wanawiki tool aceda a este link.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: