Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Cartão Andante deixa viajar de borla com gravação feita pelo smartphone

Cartão Andante deixa viajar de borla com gravação feita pelo smartphone
Share it:

Fonte: Abertoatedemadrugada

Há milhares de pessoas a viajar sem pagar nos transportes públicos do Porto, regravando continuamente o seu cartão Andante de modo a que esteja sempre carregado... mas sem pagar por isso.

cartão Andante

O cartão Andante veio tornar as viagens nos transportes públicos mais práticas, com a sua tecnologia wireless, mas parece que o sistema usado sofre do mesmo mal que já afectou diversas cidades doutros países: uma vulnerabilidade que permite que o cartão seja "recarregado" usando-se uma app no smartphone.

O processo, descrito por um adolescente que recorre a esta táctica, é simples. Basta fazer uma cópia inicial do cartão enquanto este ainda tem créditos para gastar, usando-se um vulgar smartphone com NFC, e posteriormente poderá repor-se essa cópia no cartão após ter sido utilizado para algumas viagens, permitindo utilizá-lo para tantas viagens quantas se queiram... à custa de um único carregamento.


Confesso que não compreendo como é que por cá ainda se permite uma vulnerabilidade como esta, que ainda por cima já é conhecida há mais de meia década noutras cidades que usam sistemas idênticos. Mas também é verdade que o caso não será desconhecido, pois no início do ano começaram a trocar-se os cartões por outros mais modernos, sendo referido que já tinham sido detectadas situações de clonagem dos cartões.

Estes novos cartões vêm com segurança acrescida e um prazo de validade que tentará evitar que possam ser usados de forma continuada como os anteriores cartões... mas ao que parece, não têm segurança suficiente para evitar que se continuem a fazer viagens de graça. ... Talvez quando trocarem novamente de cartões o problema fique resolvido... ou não.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: