Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NASA: A maior barragem do mundo está a afetar a rotação da Terra

Segundo a NASA: A maior barragem do mundo está a afetar a rotação da Terra
Share it:

Hidrelétrica ou Barragem das Três Gargantas é a central hidroeléctrica com a segunda maior barragem e represa do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China, e a maior usina hidrelétrica do mundo em energia gerada, com 98,8 milhões de megawatts em 2014.

Three Gorges

A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial.


Para se ter uma ideia da capacidade de armazenamento desta barragem, se estivesse cheio o seu lago artificial, com capacidade para cerca de 10 trilhões de galões (40 quilómetros cúbicos) de água, a duração de um dia na Terra seria prolongada em 0,06 microssegundos por conta do imenso deslocamento de massa causado.

Three Gorges


A barragem hidroelétrica Three Gorges está localizada na província de Hubei, na China. Com 2309 metros de comprimento, 185 metros de altura e uma capacidade para inundar uma extensão de 632 quilómetros quadrados.


O que pode não saber é que esta barragem tem a capacidade de alterar a rotação da Terra. De acordo com cálculos da NASA, quando esta barragem está na sua capacidade máxima de 39,3 quilómetros cúbicos de água, a inércia da massa de água é capaz de aumentar a duração do dia em 0,06 microssegundos.

Three Gorges

O planeta fica então mais arredondado e achatado nos seus polos.

A barragem Three Gorges está localizada na província de Hubei, na China, e a sua construção foi concluída em 2006. Para a concluir foram necessários 27.200.000 metros cúbicos de betão e 463.000 toneladas de ferro, com a quantidade de energia produzida a chegar aos 22500 MW.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: