Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

HP tenta remover “keylogger” oculto em portáteis

HP tenta remover “keylogger” oculto em portáteis
Share it:
Os sistemas de rato incorporados junto dos teclados de quase 500 modelos conseguem registar o que os utilizadores digitam.

HP Keylogger

Os PC da HP colocados no mercado nos últimos cinco anos vêm equipados com software capaz de monitorizar o que um utilizador digita, ou seja um “keylogger”. Durante o último fim de semana, o fabricante revelou que quase 500 modelos de portáteis, fornecidos depois de 2012 eram disponibilizados com o código escondido.

Ao mesmo tempo, a empresa passou a disponibilizar actualizações para “drivers” de modo a erradicar o software nos laptops afectados. O investigador de segurança Michael Myng descobriu o “keylogger” ao testar o software Synaptics para os sistemas de rato incorporados, sensíveis ao toque num portátil da HP.


O boletim de segurança do fabricante diz que a ” potencial vulnerabilidade de segurança” afecta todos os laptops com “determinadas versões dos drivers do ‘touchpad’ Synaptics” ‒ e não necessariamente apenas os modelos da HP. No entanto o “keylogger” está desactivado. É necessários ter “privilégios de administração para aproveitar a vulnerabilidade”, afirma o boletim. “Nem a Synaptics nem a HP têm acesso aos dados do cliente como resultado deste problema”, diz. A HP garantiu a Myng que o “keylogger” era uma ferramenta de depuração.

O mesmo boletim de segurança inclui actualizações de software separadas para cada laptop da HP equipado com o “keylogger” e a HP diz que as actualizações devem ser instaladas “o mais rapidamente possível”. A CSO (do grupo IDG) contou todas as referências identificou um total de 475 modelos de portáteis afectados. Não é a primeira vez que a HP enfrenta problemas semelhantes em 2017. A maioria, 303, é dirigida ao segmento doméstico.

Os Specter, Envy, Pavilion, Omen, Compaq, vêm todos com keylogger. Para se fazer o download do pacote de software de correcção é necessário conhecer o número do modelo do laptop em questão. Não é a primeira vez que a HP enfrenta problemas semelhantes em 2017. Em Maio, o fabricante corrigiu o sistema de 30 laptops após uma actualização de diagnóstico aos seus “drivers” de áudio, resultar acidentalmente no registo de todas as digitações no ficheiro.

Fonte: Computerworld

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: