Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Galeria de Arte no seu bolso: conheça a obra completa de Vermeer em realidade aumentada

Galeria de Arte no seu bolso: conheça a obra completa de Vermeer em realidade aumentada
Share it:
Graças à estreita colaboração com o famoso museu Mauritshuis  na Holanda, bem como com outras instituições culturais que guardam o legado de Vermeer, todas as pessoas podem agora ter acesso, pela primeira vez, a todas as obras conhecidas de Vermeer num único espaço e através de uma nova funcionalidade da aplicação Google Arts & Culture: "Pocket Gallery” . 


Há mais de 28 anos, dois ladrões de arte vestidos de policias entraram no Museu Isabella Stewart Gardner em Boston e roubaram várias obras de arte, incluindo uma pintura de Vermeer, uma das 36 únicas atribuídas ao artista. Com um valor estimado de mais de US $ 200 milhões de dólares, "The Concert" continua a ser um dos itens mais caros em falta na lista do FBI de arte roubada. Com o resto das obras-primas de Vermeer espalhadas por 17 colecções em sete países, as pessoas nunca tiveram a oportunidade de ver todas as obras do artista num único lugar. Além disso, com algumas das suas obras muito frágeis para viajar, elas terão de permanecer onde estão indefinidamente.

No entanto, graças à estreita colaboração com o famoso museu Mauritshuis  na Holanda, bem como a outras instituições culturais que guardam o legado de Vermeer, todas as pessoas podem agora ter acesso, pela primeira vez, a todas as obras conhecidas de Vermeer num único espaço e através de uma nova funcionalidade da aplicação Google Arts & Culture: "Pocket Gallery” - ela utiliza a Realidade Aumentada para que o utilizador consiga a partir do seu smartphone visitar uma exposição virtual e conhecer todas as suas obras com a curadoria dos especialistas do museu Mauritshuis. Todos os seus 36 quadros - incluindo a obra-prima que falta e a super- estrela "Rapariga com Brinco de Pérola" - são em tamanho original e perfeitamente iluminados. À medida que se aproxima, o utilizador pode ver cada uma das obras de forma detalhada e saber mais informação acerca de cada uma das obras.


Imagens em carrousel da Pocket Gallery

 A Art Camera - a nossa câmara robot de ultra resolução concebida especificamente para obras de arte - também foi deslocada para várias galerias do mundo, criando imagens com a maior resolução de sempre para oito das obras-primas de Vermeer de modo a permitir a descoberta. Os visitantes também podem mergulhar em “tours de pintura” em cada um dos 36 trabalhos de Vermeer e aproveitar para saber mais sobre as obras de arte, tais como a Menina com uma Flauta.


The Art of Painting, Kunsthistorisches Museum Wien




Art Camera capture of Girl with a Wineglass, Herzog Anton Ulrich-Museum




Museum View of the Rijksmuseum


                                                                           Imagens em Carrousel

Além das pinturas de Vermeer, o utilizador também pode explorar várias histórias de especialistas que revelam a arte, o legado ou a vida pouco conhecida de Vermeer. Uma nota editorial de Tracy Chevalier, autora do best-seller “Rapariga com Brinco de Pérola”, revela o que existe de tão especial na Rapariga com Brinco de Pérola de Vermeer. Meet Vermeer torna esta informação muito mais acessível a todos.

Actualmente, Vermeer não é grande apenas no Japão, mas também na cultura pop e nos memes de todo o mundo. Através de um livro interactivo para colorir no Instagram, uma série original com YouTube Creators e uma perspectiva única das suas personagens pelo artista visual Justin Richburg, convidamos todas as pessoas a conhecer o trabalho de Vermeer de uma nova forma. 

Os utilizadores poderão também, através do Street View, navegar pelos corredores do Museu Colecção Frick em Nova Iorque, conhecer o Rijksmuseum em Amsterdão entre outros para ver os quadros de Vermeer pendurados nos próprios locais. Visite g.co/meetvermeer ou descarregue a aplicação "Pocket Gallery" para iOS ou Android

Imagens disponíveis no Media Pack .


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: