Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Segurança em Redes Informáticas - 5ª Edição Atualizada - FCA

Segurança em Redes Informáticas - 5ª Edição Atualizada - FCA
Share it:
Um manual que alerta para os riscos a que pessoas e empresas estão expostas e como se podem proteger de ataques 

Segurança em Redes Informáticas - 5ª Edição Atualizada - FCA

A FCA apresenta a 5ª edição atualizada do livro “Segurança em Redes Informáticas”, da autoria de André Zúquete, professor e investigador na Universidade de Aveiro.

A Internet assume um papel cada vez mais relevante no dia-a-dia dos cidadãos, facilitando a comunicação e a interação entre eles, seja em casa, no trabalho ou num local público. Quer para motivos profissionais ou para lazer, tornou-se essencial. No entanto, muitas pessoas desconhecem as vulnerabilidades dos seus sistemas e dispositivos e que estes podem ser atacados de várias maneiras, podendo pôr em risco a sua informação pessoal e profissional. Os ciberataques são cada vez mais frequentes e as consequências bastante danosas.

Este livro pretende alertar para os perigos da Internet, procurando dar uma visão da segurança, caminhando do problema para a solução. Numa primeira fase, é feita uma contextualização sobre as três grandes áreas de atividade, defesa contra catástrofes, defesa contra faltas ou falhas previsíveis e defesa contra atividades não autorizadas sendo apresentados um conjunto de técnicas defensivas contra os problemas causados por estas ameaças. Posteriormente, a obra explora outros conceitos como a criptografia, firewall, VNP fundamentais para entender as vulnerabilidades e as possíveis soluções de forma a melhorar significativamente a segurança da rede.

Apesar dos termos técnicos à primeira vista parecerem difíceis, esta obra foi escrita de forma simples e acessível para todos os leitores compreenderem, destinando-se a administradores e utilizadores de redes locais domésticas ou de redes de pequenas e médias empresas. Também é útil para estudantes da área da Informática e da Segurança de Redes.

Considerada o “clássico” na área da segurança de redes em português, esta obra promove uma atitude de consciencialização e de prevenção do utilizador para o combate a múltiplos ataques.

Principais conteúdos deste livro:


  • Criptografia 
  • Gestão de Chaves Públicas 
  • Vulnerabilidades em Máquinas de Sistemas Distribuídos 
  • Vulnerabilidades em Redes Locais e de Grande Escala 
  • Firewalls 
  • Sistemas de Detenção de Intrusões 
  • Redes Privadas Virtuais 
  • Segurança em Redes Sem Fios 802.11 (WLAN ou WI-FI) 
  • Protocolos de Autenticação 


Sobre o Autor:

André Zuquete
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (Ramo de Sistemas e Computadores) pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. Também no IST obteve o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores e o doutoramento em Engenharia Informática e Computadores. É atualmente professor auxiliar do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, investigador do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) e colaborador do Instituto de Telecomunicações (IT).

Sobre a FCA:

A FCA Editora nasceu em 1991, no seio do grupo editorial LIDEL, e atualmente edita nas áreas das Tecnologias da Informação, Gestão de Projetos e Tecnologias Industriais. Desde a sua criação, a editora já publicou mais de 1800 livros, é líder de mercado em Portugal na área da informática e está presente nos principais países de expressão portuguesa.

No ano em que assinalou o seu 25º aniversário a FCA lançou os primeiros livros digitais em português, com a qualidade e atualidade de sempre, indo assim ao encontro das necessidades e gostos do seu público-alvo.

O Grupo LIDEL, 100% português, tem como atividade principal a edição e distribuição de livros de autores nacionais. Com 55 anos de experiência no mercado do livro, é atualmente uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino da língua portuguesa em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo mais de 900 obras em português.

Do Grupo LIDEL fazem parte as chancelas LIDEL, FCA, ETEP (Automação, Robótica e Eletrónica), PACTOR (Ciências Sociais e Educação), FCA Design e LIDEL Saúde e Bem-Estar.

Sobre o livro:

“Segurança em Redes Informáticas – 5ª Edição Atualizada”
ISBN: 978-972-722-857-7
N. º de pág.: 424
P.V.P: 33,31€


Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: