Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

VPN e os Streamings IPTV: Qual a importância?

Importância de uma VPN na IPTV
Share it:
Os serviços de IPTV estão cada vez mais na moda, muito devido aos caros pacotes por parte das operadoras, mas isso é discussão para outro post.

VPN e os Streamings IPTV

Um dos combates a estes serviços passa por bloquear esses serviços de IPTV ou então o estrangulamento desses serviços e links através do famoso "Traffic Shapping".

Uma das maneira de evitar isto é usar um serviço de VPN, mas não só, a VPN também tem outras vantagens que explicarei a seguir.

VPN - O que é e como funciona?


Nos termos mais simples, uma VPN é usada para criar uma conexão segura e encriptada, que pode ser considerada como um túnel, entre o teu computador e um servidor operado pelo serviço VPN.

Mas para existe um post em que expliquei em mais detalhe que aconselho a ler: http://www.netthings.pt/2017/06/VPN-conceitos-e-utilizacao.html

Contornar a limitação aos serviços de IPTV


Os ISPs (operadoras) muitas vezes "estrangulam" a tua internet quando estás num serviço que para eles não lhe agrada ou consideram suspeito e tu nem dás conta disso. Muitos dos utilizadores nem sabem que estás práticas infelizmente são recorrentes e por lei são proibidas, mas as operadoras fazem o que bem lhes apetece.

Esta prática chama-se de "Traffic Shapping", e o que é isto? Em termos simples, refere-se à redução intencional na velocidade da tua conexão de internet de banda larga pelo teu ISP. Normalmente eles alegam que o fazem para regular o tráfego e reduzir o congestionamento de uma rede.

Um exemplo prático. Contrataste um plano de 100 Mbps e quando estás a assistir a um determinado vídeo essa velocidade cai para 50Mbps e posteriormente cai ainda para 10Mbps, o que te pode impossibilitar de ver o que estavas a ver e o teu vídeo começa a ter falhas.

Depois lá vêm as famosas expressões: "Isto está sempre a falhar", "Vamos experimentar outra coisa". Basicamente leva ao desinteresse e ao desanimo.

Ao usares uma VPN podes impedir a tua operadora de limitar o teu tráfego. O uso de uma VPN torna impossível para o ISP saber que tipo de dados estás a transferir ou utilizar.

Protege a tua privacidade


Infelizmente, quase todas as nossas actividades são monitorizadas pelas operadoras, por isso, basicamente, sabem quais os sites que visitas, quais os vídeos que vês e por aí fora.

Se o conteúdo ao qual estás a aceder ou ver não for permitido por lei, a operadora pode denunciar-te ás autoridades.

Ao utilizares uma VPN estás a proteger a tua privacidade, a conexão é feita de maneira encriptada o que as operadoras já não conseguem ver o que andas a fazer. Já não conseguem saber onde estás, entre outras coisas.

Acima de tudo protegem de verificar quais os streamings IPTV que estás a ver e protegem-te também de seres acusado por violação dos direitos de autor.

Filtros geográfico


Existem países onde as regras são mais apertadas e tu não consegues aceder a determinados serviços, ou então são proibidos e recebes uma multa em casa.

O caso dos streamings P2P, são proibidos em muitos países, e noutros nem consegues aceder.

Uma VPN muda-te isso. Muda a tua localização para outro país onde seja permitido isso tudo e não tens problemas a aceder ou com proibições.

A utilização de serviços como Netflix também fica optimizada pois com uma VPN podes ficar com acesso a mais conteúdos que no teu país não tem.

Bloqueios Momentâneos aos Serviços IPTV


O streaming de IPTV é cada vez mais alvo dos operadores de TV. Isso levou alguns serviços de IPTV a serem bloqueados pelos ISPs.

Um exemplo popular é o bloqueio de serviços de IPTV exibidos regularmente durante os jogos da Premier League no Reino Unido.

Alguns serviços de IPTV conseguem contornar isso. No entanto, a maneira mais fácil e confiável de garantir que você ainda pode transmitir, apesar dos bloqueios do ISP, é usar uma VPN.

VPNs podem melhorar o desempenho


Uma VPN pode aumentar sua velocidade de internet? A resposta é não. Por que não? As VPNs faze com que te conectes a alguns serviodres e por consequência perdes alguma velocidade. Elas são apenas uma parte do meio pelo qual te conectas à Internet.

Mas as VPNs podem melhorar o desempenho do streaming. A conexão pode ser canalizada para um servidor mais potente e menos congestionado.

Se o servidor VPN estiver localizado próximo do país onde o conteúdo que queres assistir e este servidor não estiver lotado, o fluxo pode ser muito mais suave do que o fluxo sem uma conexão VPN.

Existe uma ressalva a fzer, é preciso verificar se os serviços de IPTV permitem o uso de VPN, muitos restringem este uso, como forma de também eles não serem enganados.

Resumo


Estes são alguns motivos que explicam qual a importância da VPN na IPTV. Proteger a tua privacidade, garantir mais qualidade, garantir mais conteúdo, entre outras coisas, são algumas vantagens.

Também tem as suas desvantagens. As VPNs grátis têm poucos servidores e normalmente lotados, as outras são caras.

Devemos fazer os prós e os contras e verificar o que é melhor.

ITO - NET Things: BlitzWolf - Uma excelente marca com muita qualidade

A Blitzwolf foi lançada no início de 2015 com uma ideia simples e ousada, como a própria marca diz: " Fazer o que os clientes realmente querem e não apenas o que precisam. A nossa paixão é ilimitada por tecnologia e busca incansável pela inovação nos leva a oferecer novas tecnologias inovadoras e excitantes.
Share it:

info

Post A Comment:

6 comments:

  1. Bom dia
    Que vpn gratuita aconselha.
    O blokada também serve como vpn?
    Obrigado
    Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e para ver netflix no estrangeiro?mas para ter acesso aos produtos de netflix por x de Portugal?

      Eliminar
    2. Funciona bem, tens é que escolher um país onde os conteúdos estejam abertos

      Eliminar
  2. Se ao visualizar iptv se encontra sujeito ao "Traffic Shapping", ao usar vpn qual país deve escolher de modo a contornar esta situação?
    E a operadora não poderá achar estranho um individuo do Canadá (exemplo) estar a usar os seus serviços? Se é que a operadora consegue ver isto.
    Questões que podem ser um pouco noobs mas que me fazem confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao usar VPN a operadora não consegue ver nada porque tua ligação é encriptada, ela não sabe o que se está a passar. A questão do país torna-se importante por causa das velocidades, ocupação do servidor e se usares serviços comoo NETFLIX para acederes a conteúdos que estão bloqueados no nosso país, deves escolher um país onde esses conteúdos não estejam bloqueados.

      Eliminar