Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch desafia instituições de Ensino Superior com concurso de I&D

Bosch desafia instituições de Ensino Superior com concurso de I&D
Share it:
Alunos recebem kits de desenvolvimento de sensores para soluções IoT 

  • Iniciativa insere-se do IPCEI (Important Projects of Common European Interest), entidade da Comissão Europeia para projetos de interesse comum europeu; 
  • Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Superior de Engenharia do Porto são as instituições de ensino que vão participar no projeto; 
  • Concurso decorre até ao final do ano e visa a apresentação de novas formas de aplicabilidade dos sensores desenvolvidos pela Bosch. 
 Bosch desafia instituições de Ensino Superior com concurso de I&D

No âmbito da colaboração que tem vindo a desenvolver com as instituições de ensino superior, a Bosch acaba de lançar um concurso de investigação e desenvolvimento junto de um grupo de instituições académicas nacionais. A Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) são as instituições que vão participar neste concurso, que visa o desenvolvimento de novas formas de aplicabilidade para os sensores XDK da Bosch.

O concurso passa pela entrega de kits de desenvolvimento dos sensores XDK às instituições participantes, respetivos alunos, professores e investigadores, com o objetivo de que estudem e apresentem novos horizontes de aplicabilidade destas soluções nas mais diversas áreas e condições. Os sensores XDK são dispositivos versáteis, programáveis e universais, equipados com a mais recente tecnologia, capazes de responder às mais variadas necessidades de aplicações de IoT. Atualmente, estes sensores desenvolvidos pela Bosch já estão a ser aplicados em áreas tão distintas como: automatização industrial e manufatura; projetos de cantinas confortáveis e energeticamente eficientes, permitindo encontrar a configuração certa para os edifícios; na rastreabilidade alimentar, possibilitando a monotorização do processo desde o agricultor ao consumidor final, entre outras.

O concurso promovido pela Bosch está inserido numa iniciativa do IPCEI (Important Projects of Common European Interest), entidade da Comissão Europeia para projetos importantes de interesse comum europeu, que desafiou a empresa a partilhar as suas competências com diversas instituições em determinados países estratégicos, entre os quais se inclui Portugal.

Para o lançamento deste desafio, a Bosch reuniu representantes das várias instituições de ensino intervenientes num momento que contou com a presença de Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal, que reforçou a importância das relações existentes entre a empresa e estas entidades: “a Bosch tem na colaboração com as instituições de ensino superior um pilar critico no suporte às suas atividades de inovação. As instituições de ensino superior em Portugal, os seus investigadores, professores e estudantes são conhecidas e reconhecidas pelo seu talento, a sua criatividade e capacidade de inovação certamente, encontrarão muitas novas formas de aplicação de uma tecnologia já existente”.

Os trabalhos podem ser realizados de forma individual ou em grupo e devem ser entregues à Bosch até 13 dezembro de 2019, incluindo um breve relatório técnico com a descrição da ideia e o respetivo código fonte. A avaliação dos trabalhos apresentados será da responsabilidade de especialistas da Bosch na Alemanha, de onde esta iniciativa partiu inicialmente. No início de 2020 todos os participantes serão convidados para apresentar publicamente os seus projetos num evento a organizar pela Bosch em Braga.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: