Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Plex: O que é e como funciona?

Plex: O que é e como funciona?
Share it:
Hoje me dia temos múltiplos softwares e aplicações que nos permitem gerir todo o nosso conteúdo multimédia, mas o mais conhecidos são mesmo o Kodi e o Plex.

Plex: O que é e como funciona?

E é do Plex que vos vou falar neste artigo. Explicar o que é, como funciona e algumas das características.

O que é o Plex?


Tu podes criar uma biblioteca, de séries, filmes, vídeos ou fotos e com Plex podes ter uma maneira muito simples de aceder a tudo isso, a partir de qualquer dispositivo onde seja possível instalar o Plex.

O Plex divide-se em 2 vertentes:
  • Plex Media Server;
  • Plex Media Player;

O que é o Plex Media Server?


Como o nome diz, basicamente é um servidor de media digital e uma ferramenta que te permite organizar toda a tua biblioteca.

Podes instalar o software Plex Media Server num computador Windows, Mac ou Linux ou mesmo num dispositivo NAS (armazenamento conectado à rede) compatível e reproduzi-lo em qualquer outro dispositivo conectado à Internet capaz de executar a aplicação Plex Media Player.

Plex: O que é e como funciona?

Podes ainda conectar-te a fontes populares e ter acesso a conteúdos multimédia, isto tudo através de plugins suportados pelo Plex..

Basicamente o Plex Media Server é o teu servidor que organiza todo o teu conteúdo multimédia. Podes criar álbuns, Playlists, pastas de vídeos, séries, filmes, etc.

Depois todo esse conteúdo pode ser reproduzido no Plex Media Player.

Para teres um Plex Media Server tens que te registar em https://www.plex.tv/.

O que é o Plex Media Player?


Basicamente é a aplicação que permite aceder ao conteúdo que tens no teu servidor e reproduzir esse mesmo conteúdo.

Podes usar qualquer dispositivo para correr o Plex Media Player: Browser, PC, Telemóvel, Box TV, Tablet, TV, e mesmo algumas consolas de jogos.

Plex: O que é e como funciona?

Ao efectuares login neste Media Player ele automaticamente vai buscar o teu servidor.

O Plex é pago?


O Plex é totalmente gratuito mas não tens acesso a todos os recursos, a menos que pagues pelo Plex Pass.

O Plex Pass contém 3 tipos de assinatura:
  • Mensal;
  • Anual;
  • Vitalícia;

A versão gratuita do Plex, permite recursos como sincronização móvel mas por exemplo TV ao vivo está só disponível no Plex Pass.

O Plex Pass é um serviço de assinatura premium que inclui acesso a uma gama mais ampla de recursos do que uma conta Plex gratuita.

Alguns dos recursos mais importantes do Plex Pass incluem a capacidade de sincronizar e acessar arquivos de media no telemóvel para uso offline, a capacidade de conectar uma antena e um sintonizador para assistir televisão ao vivo e um maior controle do utilizador, incluindo o controle dos pais.

São estas algumas diferenças entre a versão gratuita e a versão paga.

Vantagens do Plex Pass (Pago)


Música premium: fornece letras das músicas que transmites no Plex e é capaz de gerar listas de reprodução de maneira semelhante ao Spotify.

Fotos premium: inclui marcação automática das tuas fotos e facilita a classificação e o acesso às fotos que estás a procurar. Também tens a opção de enviar automaticamente novas fotos dos teus dispositivos móveis.

Extras de filmes e TV: permite assistir a trailers de filmes antes de transmitir os vídeos, como no cinema. Também tens acesso a extras, como cenas excluídas e recursos dos bastidores.

TV ao vivo: requer um dispositivo sintonizador e uma antena para receber canais locais de televisão HD e transmiti-los para seus dispositivos. Também inclui um recurso de gravador de vídeo digital (DVR) e a capacidade de pular anuncios de publicidade.

Sincronização offline: permite baixar filmes e músicas para os dispositivos móveis para usares quando não tens acesso à internet.

Controles dos pais: permite instalar o aplicativo Plex nos dispositivos dos teus filhos e bloqueá-los de qualquer conteúdo que não queiras que eles acedam.

Outros benefícios do Plex Pass: os assinantes também têm acesso a descontos de parceiros e alguns plugins e experimentam novos recursos antes dos utilizadores gratuitos.

O que são plugins Plex?


São extensões para o Plex Media Server que permitem aceder a conteúdos de fontes populares como MTV ou BBC.

São gratuitos, mas é necessário instalá-los individualmente depois do Plex Media Server estar em funcionamento.

Para instalar plugins podes fazê-lo de maneira automática ou manual, que explicaremos em futuros posts.

Futuramente também efectuaremos muitos tutoriais de como usar e abusar do Plex.

Não te esqueças de nos seguir.


Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:


Share it:

info

plex

Post A Comment:

0 comments: