Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NEC publica desenho de projetos de vacinas contra o SARS-CoV-2 utilizando a sua tecnologia de Inteligência Artificial

NEC publica desenho de projetos de vacinas contra o SARS-CoV-2 utilizando a sua tecnologia de Inteligência Artificial
Share it:
Acelerando esforços para criação de uma vacina para combater a pandemia da COVID-19, em benefício da população mundial

NEC publica desenho de projetos de vacinas contra o SARS-CoV-2 utilizando a sua tecnologia de Inteligência Artificial

A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) acaba de anunciar os resultados de análise dos esforços efetuados pela utilização de plataformas de previsão baseadas em IA para o desenho de projetos de vacinas contra o SARS-CoV-2, que podem impulsionar respostas fortes das células-T na maioria da população mundial. Esta iniciativa das equipas científicas do Grupo NEC para ajudar a combater os surtos de COVID-19 e apoiar os esforços internacionais de desenvolvimento de vacinas é liderada pela NEC OncoImmunity (NOI) em colaboração com os Laboratórios NEC na Europa (NLE). Estas plataformas de previsão IA são baseadas na tecnologia de Inteligência Artificial (IA) utilizada pela NEC e pela NOI no desenvolvimento de vacinas personalizadas de neoantígenos contra o cancro.

Durante a análise, publicada na bioRxiv, a equipa analisou milhares de sequências do vírus SARS-CoV-2 (responsável pela COVID-19) e identificou epítopos (potenciais alvos para vacina) para os 100 alelos HLA mais frequentes (composição imunológica diversificada) na população global. Na busca de epítopos, os algoritmos de previsão analisaram todo o repertório de proteínas do vírus SRA-CoV-2 e não apenas a proteína de superfície do espigão que dá o nome a esta família de coronavírus. A equipa utilizou então estes dados para identificar "pontos críticos" no proteoma viral que continham epítopos sobrepostos e co-localizados a partir de múltiplos alelos HLA. A constelação ótima de pontos críticos foi então selecionada pelos seus algoritmos para gerar a resposta imunitária ótima com a maior amplitude de cobertura da população humana, dando prioridade aos pontos críticos que ocorreram em áreas conservadas do proteoma viral. Estas áreas conservadas são menos suscetíveis de sofrer mutações em estirpes futuras. Adicionalmente, os pontos críticos que continham epítopos virais que tinham uma semelhança significativa com proteínas humanas, especialmente os manifestados em órgãos críticos, foram removidos dos modelos de conceção da vacina para evitar efeitos adversos.

A análise demonstra as capacidades significativas do Grupo NEC para tirar partido das suas plataformas de IA para desenhar projetos de uma vacina que seja segura e eficaz na população global e que possa fazer face às atuais e futuras estirpes divergentes do vírus SARS-CoV-2.

A NEC está agora a publicar esta investigação para apoiar os avanços científicos neste domínio e está pronta a iniciar esforços de parceria para prosseguir o desenvolvimento de uma vacina eficaz para a população mundial.

Citações

NEC Corporation
"Estamos muito satisfeitos com o facto da tecnologia de IA da NEC poder contribuir para a resolução dos sérios problemas que o mundo enfrenta atualmente. Enquanto empresa que procura melhorar o bem-estar da sociedade, a NEC continuará a investir na investigação e desenvolvimento que maximiza os pontos fortes da nossa tecnologia de IA para ajudar a evitar a propagação da COVID-19. Em colaboração com empresas e instituições de todo o mundo, o nosso objetivo é permitir que as pessoas vivam a sua vida diária com a maior segurança possível", afirmou Motoo Nishihara, Vice-Presidente Executivo e Diretor Chefe de Tecnologia da NEC".

NEC OncoImmunity AS
"Tem sido um trabalho árduo e estimulante entre o nosso CEO, Dr. Richard Stratford, toda a equipa da NEC OncoImmunity e os nossos colegas do Grupo NEC para adaptar a nossa tecnologia NEC Immune Profiler a partir daquele que é o seu foco atual - o cancro – para a tornar rapidamente aplicável às doenças infeciosas no sentido de ajudar a lidar com a ameaça da COVID-19. É encorajador que a nossa IA e plataforma de bioinformática possa conceber modelos de vacinas com potencial para induzir uma resposta imunológica ampla, que pode não só ser protetora para a população global, mas também estimular uma resposta imunológica de longa duração contra o SARS-CoV-2 e as suas futuras versões mutantes", explicou o Dr. Trevor Clancy, Diretor Científico Chefe da NEC OncoImmunity e autor principal correspondente no artigo.

Laboratórios NEC Europe GmbH
"Temos vindo a reestruturar os nossos algoritmos originalmente concebidos para prever respostas imunitárias em doentes individuais com cancro, de modo a que se adaptem a grandes alvos populacionais de doenças infeciosas. A validação in-silico dos nossos algoritmos tem em conta o historial genético de seres humanos de todos os continentes. Neste momento, demonstrar que as nossas previsões podem contribuir para os esforços mundiais para acabar com a COVID-19 é da maior importância. Já iniciámos discussões com organizações parceiras para atividades de validação em laboratório. Este é um passo importante para o desenvolvimento de uma vacina eficaz para a população mundial", disse o Dr. Saverio Niccolini, Diretor Geral da Divisão de Ciência de Dados e Plataforma de Sistemas da NEC Laboratories Europe GmbH.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: