Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Porque é que algumas pessoas cobrem as webcams dos portáteis com fita? Paranoia?

Porque é que algumas pessoas cobrem as webcams dos portáteis com fita? Paranoia?
Share it:
Foi o próprio FBI, através do director James Comey, que sugeriu para bem da protecção da privacidade, que os utilizadores de computadores deveriam tapar as suas câmaras web.

Porque é que algumas pessoas cobrem as webcams dos portáteis com fita? Paranoia?

A velha fita-cola ou o post-it são as soluções mais simples e baratas e por isso são utilizadas por muita gente.

Não é paranóia nenhuma e existem relatos em que vais ver porque o devemos fazer.

Uma foto partilhada por Mark Zuckerberg andou pelas bocas do mundo por causa da fita-cola que tinha colada na webcam do seu portátil e ainda no microfone.


Ao não escondermos as câmaras web podemos estar a abrir vulnerabilidades que podem ser aproveitadas por hackers e a criar as condições ideias para cenários de extorsão ou de espionagem industrial, por exemplo.

Se necessitares da câmara do portátil, basta levantá-la. Caso contrário, ela mantém-se escondida e os hackers não têm hipótese de explorar qualquer vulnerabilidade.

"Se não fizeres o que eu disser, enviarei todas as fotos que tenho tuas". Este foi o email que Cassidy Wolf recebeu de um hacker. Cassidy ficou confusa. Apenas duas fotos dela estavam penduradas na parede do quarto. Ela percebeu mais tarde que o hacker a estava a espiar há mais de um ano através da sua webcam.


Cassidy costumava manter o computador aberto no chão do quarto. Ela tocava música enquanto estudava e até mesmo quando ia tomar banho. O hacker assistiu tudo. Cassidy deve ter aberto um e-mail com um link, e com isso permitiu que ele colocasse softwares maliciosos no seu computador

O hacker conseguiu seguir as teclas digitadas no teclado de Cassidy. Dessa forma, ele conseguiu saber as passwords, viu quais os sites que ela acedia e acedeu à webcam 24 horas por dia.

O hacker postou fotos de Cassidy a trocar-se, despida, etc, usando várias contas do Facebook, incluindo a conta das irmãs mais novas.

Foi preso mas esta historia deixa alguns conselhos para nós. Isto pode acontecer com qualquer um de nós.

É óbvio que há alvos mais apetecíveis que outros. As figuras publicas, jogadores de futebol e gente com muito dinheiro são as mais procuradas.

Mas depois disso vêm empresas e espionagem profissional na tentativa de roubar ideias e projectos ou de estar um passo À frente da concorrência.

Deves tapar, sem duvida, mas cuidado, andam por aí umas noticias que um simples adesivo num Macbook pode partir o ecrã.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: