Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é e como funciona o HTTP?

O que é e como funciona o HTTP?
Share it:
É um prefixo que aparece em todos os endereços web (http ou https) mas sabemos realmente o que é isto? Como funciona? Vou então aqui tentar responder a isso.


HTTP significa HyperText Transfer Protocol:

Hipertexto significa documentos de texto que contêm referências a outros documentos ( hiperlinks). HTML (HyperText Markup Language) é o formato usual usado para esses documentos.
Transferência significa que os documentos de hipertexto estão a ser transferidos entre dois programas de computador, geralmente entre um browser e um servidor da web. 

Protocolo significa um conjunto de regras sobre como duas ou mais partes interagem. Um protocolo de rede especifica o formato dos dados trocados entre dois ou mais programas de computador e como esses programas devem comportar-se em casos particulares, como como perder a conexão entre eles. Existem muitos protocolos de rede que trabalham juntos para criar a Internet e a World Wide Web.

HTTP é formalmente definido pela Internet Engineering Task Force e o World Wide Web Consortium numa série de documentos padrão chamados RFCs. O RFC mais recente para HTTP é o RFC 7230: Protocolo de transferência de hipertexto (HTTP / 1.1).

Vamos a exemplos:

Agora os detalhes:

O endereço http://www.netthings.pt/2020/05/top-melhores-10-android-boxes-tv-2020.html é o chamado de URL(Localização uniforme de recursos) e é composto por três peças:
  • um esquema que identifica o protocolo a ser usado, neste caso http
  • um nome que identifica o servidor da web: www.nettihngs.pt.
  • um caminho que especifica o documento: / How-does-HTTP-work.

Normalmente usamos o nome netthings.pt para identificar o site, mas a Internet usa endereços IP para identificar servidores web (e outras coisas).

Os endereços de IP podem mudar com frequência, neste momento o endereço IP do site netthings.pt é 216.239.34.21 e por isso quando eu uso netthings.pt o browser uma o DNS (Sistema de Nome de Dominios) que faz a ligação entre o nome e o endereço IP e faz assim o mapeamento deste.

De seguida faz-se a conexão ao servidor web, uma vez que meu browser tenha o endereço IP do servidor, ele pode conectar-se ao servidor web usando TCP ( Transmission Control Protocol).

O TCP é um dos alicerces da Internet. Ele garante que os dados enviados para a conexão cheguem à outra extremidade da conexão na ordem certa e sem perdas.

Agora entra aqui a diferença entre HTTP e HTTPS. Se o endereço tiver HTTPS significa que está a utilizar uma conexão segura e que os dados de navegação estão encriptados ou seja é feito usando SSL / TLS (Secure Sockets Layer / Transport Layer Security) protocolo sobre TCP.

Com uma conexão segura, o browser encripta os dados que envia para o servidor da web, que então os desencripta. Por outro lado, o servidor da web encripta os dados que envia para o browser e o browser desencripta. Para fazer isso, os protocolos SSL / TLS trocam chaves de criptografia com segurança entre o browser e o servidor da web. 

Depois disto é enviada a solicitação HTTP em que o browser formata uma mensagem de solicitação HTTP e a envia ao servidor da web pela conexão TLS / TCP.

Aqui podiam ser dados mais detalhes de como é lida esta mensagem mas fica para uma próxima vez.

Por ultimo é recebida a resposta HTTP. O servidor da web recebe a solicitação HTTP pela conexão TLS / TCP e a processa. Isso pode envolver a recuperação de dados de uma base de dados mantida pelo site.

O servidor da web constrói uma resposta HTTP com as informações e a envia de volta ao browser.

E é isto que acontece quando acedemos a um site!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: