Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Porque é que uma VPN não é ilegal?

Porque é que uma VPN não é ilegal?
Share it:
As VPNs são legais na maioria dos países, embora em algumas ditaduras tenham proibido ou restringido o seu uso. Mas, antes de tudo, é necessário diferenciar entre dois tipos de VPNs: VPN comercial e VPN empresarial.

Porque é que uma VPN não é ilegal?

As VPNs empresariais são legais em todo o mundo, pois a sua função principal é estabelecer um túnel seguro entre o cliente e as intranets empresariais. É uma precaução de segurança que permite o acesso remoto seguro a arquivos confidenciais. Obviamente, a segurança corporativa não é ilegal de forma alguma.

As VPNs comerciais são um pouco diferentes. Sem registos e acumulam toneladas de endereços IP para aumentar a privacidade do utilizador e permitir contornar as restrições geográficas. Por causa disso, alguns colocam VPNs na zona obscura da lei, mas a verdade é que isso é perfeitamente legal nas democracias ocidentais.

A própria ideia de privacidade online (sem registos) e disponibilidade de conteúdo são universalmente aceites como legais. No entanto, não protege contra quaisquer actividades ilegais. Se usares uma VPN para fins maliciosos, terás problemas e há muitas maneiras de seguir um utilizador que está a usar uma VPN. 

Ignorar os bloqueios geográficos é legal para o utilizador, pode apenas perder acesso a uma determinada aplicação. Os bloqueios geográficos surgiram devido às leis de direitos de autor, e os ISPs ou Netflix têm pouco interesse em combatê-los. 

São os criadores de conteúdo que exigem leis de direitos de autor mais rígidas para fazer render os seus conteúdos mas eles não te podem processar por assistires a um filme numa plataforma pela qual pagaste. 

A Internet não tem os mesmos limites que os estados-nação, embora alguns estejam a esforçar-se para colocá-los.

E então chegamos aos países que baniram ou restringiram o uso de VPNs. São eles:
  • China
  • Turquia
  • Iraque
  • Rússia
  • Coreia do Norte
  • Bielorrússia
  • Turcomenistão
  • Emirados Árabes Unidos
  • Irão
  • Omã

Todos esses países têm governos fortemente autoritários, que tendem a controlar suas populações de muito perto, são mais concretamente ditaduras excepto o Iraque mas também ele vinha de uma ditadura.

De acordo com as leis locais, as VPNs são ilegais principalmente porque tornam muito difícil monitorizar o tráfego da Internet dos utilizadores. 

Além disso, as VPNs concedem acesso a conteúdo online bloqueado, como pornografia ou jornalismo crítico. 

O melhor exemplo é a Grande Firewall da China. No entanto, globalmente, esses governos foram acusados ​​de violar os direitos humanos, colocando-os do lado errado da lei.

Mesmo na China eles permitem o uso de VPNs para fins comerciais e estudantis, só tens que justificar bem qual a finalidade.

Ao restringires o uso de uma VPN estás na realidade a restringir o principio de liberdade, anonimato e segurança muitas vezes e isso vai contra os direitos humanos.


ITO - NET Things: Vale a pena pagar por uma VPN?

Para responder à pergunta se vale a pena pagar por uma VPN, precisamos de entender quais são os casos de uso de uma VPN e avaliar se isso lhe trará valor. Se pensas em comprar uma VPN por precauções de segurança e privacidade, não precisas de comprar uma VPN enquanto navegas na Web e escreves alguns e-mails com segurança.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: