Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O papel da tecnologia nas cozinhas modernas

O papel da tecnologia nas cozinhas modernas
Share it:
A tecnologia nas cozinhas por medida e modelos de cozinhas

Quando fazemos o exercício de idealizar o futuro, este por vezes surge-nos de forma transparente e clara na mente através de visões distópicas inspiradas pelo imaginário futurista de séries como o Black Mirror (Charlie Brooker, 2011). O que muitas vezes não nos lembramos é que esse futuro já está muito mais próximo da realidade do que imaginamos. Com as casas e com as cozinhas passa-se o mesmo. Tudo isto está quase a acontecer – já está a acontecer, aliás! Venha connosco conhecer o futuro com que os fabricantes de cozinhas, como a Leiken, já estão a contar.

Os modelos de cozinhas do futuro trarão novidades, para além de projetos de cozinhas modernas com ilhas ou elementos de design de interiores na decoração de cozinha de luxo. Os fabricantes de cozinhas irão ter em conta um universo de tecnologia que combinará alta praticidade com sustentabilidade energética, o que tornará vários processos na cozinha simples e ágeis para os utilizadores. Os modelos de cozinhas ou as cozinhas por medida só irão beneficiar com isso. E nós, eternos gourmands, também.
Inteligência Artificial (AI)

A Inteligência Artificial (IA) será o cérebro de toda a dinâmica tecnológica que veremos nas cozinhas modernas com ilhas – ou sem ilhas – do futuro. As cozinhas por medida e os modelos de cozinhas terão controlos de voz que ativarão cada equipamento do espaço. A interação entre Inteligência Artificial e a decoração de cozinha de luxo surgirá de forma natural e elegante. Irá ser visível nos pequenos grandes detalhes. 

Internet of Things (ioT)

Teremos cozinhas por medida e modelos de cozinhas servidos pela Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), que ligará todos os aparelhos – formando uma rede doméstica inteligente que estará por sua vez, ligada à grande rede. A Internet das Coisas fará uma gestão de todos os aparelhos da casa, incluindo os da cozinha. Se achava que cozinhas modernas com ilhas já eram avant-garde quanto baste – sente-se bem na sua cadeira e continue nesta viagem connosco. Porque há mais para saber!

O caso dos frigoríficos no futuro das cozinhas por medida e dos modelos de cozinha é dos mais interessantes. Estes aparelhos irão informar acerca dos produtos disponíveis ou que estão a faltar no frio, estando ainda programados para avisar quanto ao que deve ser incluído na lista de compras – uma verdadeira despensa inteligente. Um novo conceito de despensa, ao qual os fabricantes de cozinhas estarão atentos.



Os modelos de cozinhas, ou cozinhas por medida, sejam do tipo cozinhas modernas com ilhas e qualquer que seja a sua decoração de cozinha de luxo, serão servidas por fogões tecnologicamente perfeitos. As placas serão extremamente finais e poderão ser manuseadas de forma touch. Já os fogões propriamente ditos, não só darão conselhos para a confeção das refeições, como terão câmeras internas que permitirão ver a evolução dos cozinhados. Terão ainda controlo remoto - a funcionar através de smartphone.

Inovação no cultivo

Outra inovação será o advento da hidroponia, que permite cultivar todo o tipo de vegetais sem haver solo “a sério”. Através desta técnica será providenciada a nutrição adequada às plantas, permitindo que estas cresçam sem que seja preciso qualquer terreno ou qualquer terra. Já imaginou cozinhas modernas com ilhas com uma pequena horta minimalista? Saí mais um ponto de bónus na lista da decoração de cozinha de luxo!
Sustentabilidade

Um vetor importante das casas do futuro e, portanto, também das cozinhas por medida ou modelos de cozinhas do futuro, é o da sustentabilidade. Tanto a energia eólica como a energia solar trarão soluções para um consumo energético consciente e sustentável. Incluir o conceito de sustentabilidade na ideia de decoração de cozinha de luxo é valorizar o espaço.

Concluindo, vimos como o futuro das cozinhas já está a ser desenvolvido e como os fabricantes de cozinhas têm acompanhado essa visão de futuro, adaptando os seus produtos e criando novos à medida desse futuro. Inteligência Artificial, controlo de voz, fogões e frigoríficos inteligentes, Internet das Coisas e hortas que não precisam de solo; tudo isto são conceitos e produtos que já estão a ser trabalhados pelas empresas tecnológicas e acompanhados com grande interesse pelos fabricantes de cozinhas.

O futuro das cozinhas será high-tech e verde, mas a cozinha continuará a ser o espaço de partilha que sempre conhecemos na casa. Um lugar de reunião e tradição, onde famílias e amigos se juntam, agora ajudados pela intervenção da tecnologia que vai tornar tudo mais simples. As pistas para o futuro estão aí. E não só nos episódios do Black Mirror.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: