Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Pequena lista de coisas que nao deves abrir nem clicar na Internet!

Pequena lista de coisas que nao deves abrir nem clicar na Internet!
Share it:
Existe muita mal intenção por essa internet fora. Existem esses "truques" desde de que existe internet.
Links falsos, anúncios a dizer que tem vírus, anúncios para instalar antivírus, email falsos, etc. A lista é extensa.

dont click here

Isto tem tudo um propósito, os vossos dados, quem faz isto quer saber o máximo sobre ti, coleccionar o máximo de dados que depois servem para inúmeros fins.

Fins esses, como vender dados a empresas, fraudes, publicidade, induzir-te em erro, etc.

Todos os cuidados são pouco e vou aqui enumerar algumas coisas que não devemos abrir e minimizar assim o risco.

E-mails desconhecidos e falsos com anexos à mistura


Se receberes um e-mail de alguém desconhecido, não abras sem antes ter o devido cuidado de ver quem é o remetente. Em caso extremo de duvida apaga logo. Nem sequer tentes abrir um anexo.

E mesmo os anexos de pessoas conhecidas deves passar o antivírus, porque muitas vezes os teus amigos já estão infectados com algum vírus.

Tem atenção aos seguintes anexos:
  • Extensão .EXE 
  • Extensões .RAR e .ZIP 
  • Arquivos de imagem .JPG, .PNG, .JPEG
  • .DOC, .DOCX, .XLS, .XLSX, PPT e PPTX 
  • PDF
Rever sempre estes ficheiros com antivírus e isto dos anexos aplica-se sempre a outros programas onde há partilha de ficheiros como aplicações de mensagens.

Em relação a emails de empresas como bancos, energéticas e afins tens que verificar muito bem se pertencem a estas mesmas, porque das fraudes mais conhecidas são emails falsos a passarem-se por estas empresas.

Publicidades enganosas


Estás num site e apareceu uma publicidade a avisar que foi feito um sorteio e que ganhaste. Bom demais para ser verdade. Tem cuidado! Isso é mentira! Trata-se sim, de uma forma de conseguir chamar a tua atenção e, principalmente fazer com que cliques. Por isso, ignora essas publicidades enganosas.

Ofertas com limite de tempo


Essas ofertas com limite de tempo, que aparecem em alguns sites, têm como intenção fazer com que o cibernauta não pense e clique o mais rápido possível para ganhar esse determinado prémio, mesmo antes de verificar a veracidade.

Ignorar isso também.

Páginas de concursos nas redes sociais


Já por várias e diversas vezes, nas redes sociais, têm surgido páginas de concursos falsos. Por exemplo, no Facebook, tem aparecido páginas que oferecem iPhone’s, viagens, etc.

Mensagens apelativas

Nos chats como o WhatsApp e Messenger, têm surgido várias mensagens apelativas, como campanhas, chamadas de atenção, etc. que são um golpe, vamos mostrar algumas:

  • Fotos pessoais: A tua foto apareceu na mensagem, por exemplo com um texto “Eu vi a tua foto neste site e não acreditei. És mesmo tu?”. 
  • Correntes: Geralmente essas correntes pedem que se partilhe a mensagem para acontecer alguma coisa. Caso não seja partilhado, acontecerá outra coisa. Por exemplo: “Se partilhares estas notas, até 20 amigos, vais ficar rico". 
  • Algumas campanhas de sensibilização: Existem campanhas que pedem para partilhar fotos de crianças, geralmente doentes, e em troca ela receberá dinheiro, por cada partilha. Por exemplo “Partilhe a foto desta criança e a cada partilha ela receberá {x} euros." 
Estas campanhas são fraudes e tenham muita atenção onde clicam.

Antivírus e Vírus


Dos anúncios que mais engana gente, por vezes aparecem banners de anuncio a dizer que tens vírus e para instalar um determinado antivírus. Nada mais falso.

Deves ter um antivírus e uma antimalware instalado nas tuas máquinas mas é ele que tem que te dizer se tens vírus ou não.

Não um site qualquer, com uma publicidade ao lado do que estás a ver a dizer que tens vírus.

Normalmente se clicares aí é que vai ficar com vírus!

Adobe Flash Player


Talvez a farsa mais antiga.

"Actualize o Adobe Flash Player", "Instale o Adobe Flash Player".

Vai ao site da Abobe e aí sim, verifica o que tens a verificar.

Aproveito para dizer que o flash tem os dias contado e que cada vez é menos utilizado.

Não te deixes enganar e partilha isto com os teus chegados de forma a evitar males maiores.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: