Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A importância de uma ROM numa TV Box Android

A importância de uma ROM numa TV Box Android
Share it:
Muitas vezes fui questionado, mas porque recomendas a Mi Box S ou a Mi Box International Version se a nível de especificações não é nada por aí alem?

A importância de uma ROM numa TV Box Android

Porque não recomendas uma Box com o ultimo processador, com 4GB de RAM, etc e vais recomendar uma com apenas 2GB de RAM?

Muito simples, durante a minha, e ainda, não é muita, experiência neste ramo posso afirmar com toda a certeza que a estabilidade da ROM é sem dúvida tão ou mais importante do que teres um box cheia de bons recursos.

Mas para entendermos isso devemos em primeiro lugar entender o que é uma ROM personalizada.

O que é uma ROM personalizada?


O termo ROM, que significa memória só de leitura tem realmente muito pouco a ver com o que realmente é uma ROM Android personalizada, pode até ser confuso.

Uma ROM Android personalizada refere-se ao firmware de um telefone, box ou tablet, com base na plataforma Android do Google que foi alterada por um ou mais programadores.

Este termo só se aplica ao Android, pois é a única plataforma neste ramo de código aberto, onde qualquer programador pode editar o código e personalizar à sua maneira.

As ROMs são desenvolvidas pela comunidade Android, muitas vezes por um grupo de programadores que fazem isso puramente por paixão ou diversão. Isso significa que a maioria é totalmente gratuita.

ROMs personalizadas estão disponíveis para smartphones, tablets, smartwatches e Boxs Android.

Resumindo, muitas vezes aos dispositivos Android vêm com firmware baseado em Android, alterado e personalizado pelo fabricante ou outro programador.

A Samsung, Xiaomi, Huawei, todos têm a própria ROM em muitos dos seus dispositivos.

A importância de uma ROM numa Box Android


Uma box Android tem um funcionamento muito idêntico a um telemóvel e por isso até vos dou o exemplo da marca Oneplus que além do bom Hardware que mete nos seus telemóveis, tem uma ROM super estável (Oxygen OS), que cada vez ganha mais admiradores.

Numa Box Android isso não é diferente. Que nos vale teres o melhor Hardware se depois a ROM está cheia de erros e reinicia, ou então aparenta ser lenta ou pior ainda, não consegues usufruir realmente do potencial da box?

Não nos serve para nada... Basicamente se tiveres uma má ROM, e um excelente hardware, significa que pagaste mais pelo hardware de topo mas que na realidade estás a usar como se fosse igual a uma box das mais baratas.

A experiência de utilização é outra coisa muito importante. Até podes conseguir instalar todas as aplicações que querias numa box mas depois não consegues ir a uma determinada opção com o comando, ou teres que activar uma opção rato, que diga-se é super lenta de se mexer, ficas desiludido, claro que isso pode até ser ultrapassado com um airmouse, mas nem sempre, e até há casos em que tens que usar uma mistura de comando original com Airmouse.

Ter uma boa ROM dá trabalho e fica tão ou mais caro às marcas que investir em Hardware, por isso é que perguntas para ti próprio, porque que é esta box é tão cara se tem um hardware mais ou menos?

A resposta é clara, investiu mais na ROM e olhem que se nota bem quando a utilizas.

Android TV ou Android Normal?


É uma discussão já antiga e com toda a validade. Pessoalmente gosto mais de Android TV porque é mais intuitivo, fácil de mexer e mais virado para conteúdos de TV e multimédia, no entanto é mais difícil, não impossível instalar todas as aplicações que queres.

A importância de uma ROM numa TV Box Android

No Android normal não tens limitação, instalas o que queres e basicamente é isto.

Para saberes mais sobre as vantagens e desvantagens de um ou de outro lè este post de forma mais detalhada: http://www.netthings.pt/2019/03/box-android-android-normal-ou-android-tv.html

Certificação


Netflix 4K, Youtube 4K, Amazon Prime. isto só é possível se a tua box for certificada, mais precisamente se tiver suporte para Widevine L1.

Para quem não sabe, existe um componente de gestão de direitos digitais chamado Widevine, que pertence à Google, e possui vários níveis de protecção (L1, L2 e L3) para garantir que o utilizador vai ter uma certa segurança ao consumir conteúdos em vídeo através dos seus dispositivos.

A importância de uma ROM numa TV Box Android

Dentro das boxs esse recurso determina se o aparelho vai conseguir executar produções de alta qualidade ou não.

Isto tem um custo e é preciso investir na ROM para termos esta certificação.

Controlo por Voz


Existe aqui também uma componente hardware com bons microfones incorporados para reconhecer a voz, mas também existe muito trabalho de background na ROM, que possibilita uma pesquisa simples e eficaz e também um navegação simples e fluída.

Chromecast


Apesar do Chromecast ser uma peça de hardware integrada numa box para poderes passar para lá o que quiseres a nível de conteúdo multimédia, isto só é possível se a tua box for certificada pela Google.

E um box para ser certificada tem que ter uma ROM em termos, trabalhada, que cumpra alguns requisitos de segurança.

Um chromecast custa cerca de 35€, se está dentro de uma box, acrescenta sempre valor a essa box.

Conclusão


Uma boa ROM dá-te estabilidade, fluidez, imagens fluídas e com muita qualidade e acima de tudo permite-te fazer mais com menos hardware.

Com uma má ROM não te adianta teres hardware de topo porque enquanto a ROM for má, a Box não vai trabalhar em condições.

Neste momento, afirmo com clareza que é mais fácil a um fabricante investir em hardware do que numa ROM personalizada em termos.

Top Box Android 2019


Segue o seguinte link: http://www.netthings.pt/2019/05/top-10-melhores-boxs-android-2019.html


Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: