Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Dicas para melhorar o rendimento do Teletrabalho

Dicas para melhorar o rendimento do Teletrabalho
Share it:
O teletrabalho é cada vez mais uma realidade, não só por causa da contenção e a tecnologia de hoje não apenas facilita a implementação do teletrabalho como aumenta a capacidade de produção dos colaboradores das empresas.

Dicas para melhorar o rendimento do Teletrabalho

Mas trabalhar a partir de casa não é tão simples como aparenta e exige, também, acima de tudo uma grande disciplina por parte do trabalhador.

Disciplina à parte é preciso optimizar as condições lá por casa para melhorar o rendimento do teletrabalho.

Vamos então dar algumas dicas:

1 - Internet de Alto Desempenho


Existe a constante necessidade de aceder a sistemas ou plataformas da empresa. Fazer reuniões por vídeo-conferência, aceder ao servidor da empresa onde estão as aplicações de trabalho, partilha de ficheiros, entre outras coisas.

Por isso a tua internet não pode ser fraca e não pode ter quebras. Contrata uma operadora com Fibra na tua região com um pacote de velocidade bastante atractivo, tanto de download como upload.

Se estás fora de uma zona fibra, analisa as velocidades de dados das diferentes operadoras e analisa também os pacotes de ADSL tendo sempre em conta a distância que estás da central de telecomunicações.

No interior, por vezes temos melhores velocidades num pacote de dados 4G do que com ADSL. É preciso verificar ao pormenor.

2 - Wi-Fi de alto rendimento


Não basta teres só uma boa net, no caso da impossibilidade ligar os aparelhos por cabo tens que ter uma Wi-fi de alto rendimento.

Aqui podes optar por várias soluções já que os routers das operadoras não costumam ter grande desempenho.

Deves optar por routers ou repetidores com dual band e/ou tecnologia Mesh depende muito de onde estives e qual o espaço do compartimento onde estás e depende também do preço que queres gastar.

Os dispositivos que contam com MESH distribuem o sinal do router principal de forma ininterrupta por todo o espaço, de forma a que o utilizador tenha sempre uma ligação constante, sem reduções de rendimento ou de velocidade.

Um exemplo é o TP Link Deco, que tem super Mesh wi-fi e garante-te sempre qualidade  estabilidade de sinal no quase por toda a casa. Tens também o Xiaomi Mesh que ainda é mais potente mas também mais caro.

No caso de não optares por soluções Mesh também tens outras soluções que te garantem bom sinal Wireless. Uma solução barata é o TP-Link Archer C7, ainda mais barato é o Xiaomi Mi Router AC2100, com excelente desempenho, dupla-banda e ethernet Gigabit, muito fácil de configurar como repetidor e garante-te assim redundância. Tem ainda a vantagem de transmitir a 360º, o que em espaços amplos tem um desempenho extraordinário!

Depois de achas que não necessitas de tanto e queres gastar apenas uns trocos tens soluções mais baratas, como o repetidor da Xiaomi Wifi Repeater Pro mas este apenas difunde redes 2.4G.

3 - Numero de monitores


É essencial ter um setup de trabalho alargado para responder mais rapidamente e melhorar a produtividade.

Aqui tens duas soluções. O uso de 2 ecrãs, ou o uso de um ecrã grande curvo que faça o mesmo que dois ecrãs, ou portátil mais ecrã.

O Ideal era ter um Philips 439P9H/00 que além de ser um ecrã curvo enorme com possibilidade de várias abas traz ainda uma dock station que ajuda em muito na conectividade e por isso ajuda também na produtividade.

Se optares por 2 ecrãs ou se necessitares apenas mais um tens o Benq GL2580H, baratinho e com características muito razoáveis.

4 - Musica


Eu não passo sem uma boa música no meu local de trabalho, e por isso ando sempre com a minha Tronsmart Elemento T6 Max atrás de mim.

E porque recomendo esta? Conectividade variada. Bateria de longa duração. Portabilidade, levo-a para onde quero e uma qualidade de musica muito boa.

Se quiseres uma coisa mais reservada opta pelos Bluedio T7 que têm uma qualidade muito boa.

5 - Material para Vídeo Conferência


Pessoalmente prefiro estar equipado com Headphones com Microfone incluído porque além de ouvir melhor, também me ouvem melhor.

Aqui aconselho os Tronsmart Sono, que dá para tirares o Microfone continuares a ouvir musica. Ou os Tronsmart Glary que apesar de terem um design virado para o Gaming têm grande qualidade de som!

Caso não tenhas Portátil com WebCam aconselho a comprara daquelas que trazem microfone integrado. A Logitech nisso dá baile.

Logitech C920 HD, Logitech Pro 9000 são exemplos de duas com muita qualidade e microfone duplo integrado.

A Microsoft também te uma muito jeitozinha, a Microsoft LifeCam HD-3000.

6 - Disciplina


Trabalhar em casa exige muita disciplina principalmente para quem não tem um escritório reservado.

Existem muitas distracções como TV, filhos, mulher ou namorada e não temos ninguém a olhar por nós nem temos o ambiente de trabalho rodeados de colegas.

É importante mesmo em casa ter a rotina diária de trabalho, como se estivéssemos no trabalho. Ao fim de um tempo já estamos habituados à rotina e ganhamos a tal disciplina automaticamente.


Nos próximos anos, o teletrabalho vai aumentar em Portugal. Tecnologias como as que aqui apresentamos serão habituais e permitirão trabalhar a partir de casa e vão assegurar uma experiência gratificante para o colaborador. Além disso, vai permitir melhorar a tua produtividade.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: