Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Proxy vs VPN

Proxy vs VPN
Share it:
São ambas ferramentas que nos ajudam a ficar mais seguros, e que oferecem recursos específicos. Por vezes aparentam fazer a mesma coisa mas são diferentes.



Este artigo serve para clarificar quais as diferenças e os conceitos de um servidor Proxy e de uma VPN, bem como os benefícios de um e de outro.

Servidores Proxy

Servidores proxy ou proxy, um serviço menos conhecido normalmente usado por empresas para fins de segurança cibernética.

O que é um proxy?

Um servidor proxy actua como intermediário entre o utilizador e o conteúdo da web de destino.


Por outras palavras, sempre que estás conectado a um servidor proxy, o teu tráfego da web passa primeiro pelo servidor proxy e depois chega ao site, isso significa que o site que estás a aceder pensa que todas as tuas solicitações estão a ser feitas a partir do local do servidor proxy reside e portanto, navegas com um endereço IP diferente, o que adiciona uma camada de privacidade à tua conexão.

Para que são usados ​​os servidores proxy?

Como foi mencionado antes, os proxys actuam como intermediários entre ti e o site que estás a visitar, o site vê-te como residente num local diferente e o teu IP real está oculto, portanto, é um serviço perfeito para usar se deseja aceder a conteúdo restrito geograficamente. 

Alguns serviços de streaming tendem a fornecer conteúdo geoespecífico para os utilizadores, portanto, nem todo o conteúdo pode ser visto pela base de utilizadores, é aqui que um proxy é útil.

Existem vários casos de uso para este serviço também, que normalmente são aproveitados pelas empresas. Alguns desses casos de uso são: Protecção de marca, Web scraping / Web crawling, Pesquisa de mercado. 

Muitas empresas tiram proveito de ferramentas automatizadas de colecta de dados que as ajudam a fazer as suas próprias pesquisas de mercado e monitorizar tendências nos seus respectivos campos. Essa pesquisa ajuda a tomar decisões vitais de negócios, como opções de preços.

As opções de preço neste mercado são muito diferentes, alguns dos fornecedores oferecem proxys especificamente para web scraping e alguns fornecem puramente para desbloquear conteúdo bloqueado geograficamente na web.

VPN

Serviço mais dirigido aos internautas comuns, este serviço proporciona um maior nível de segurança,  anonimato entre outras coisas

O que é uma VPN (rede privada virtual)?

Assim como um servidor proxy, uma VPN (rede privada virtual) actua como um intermediário entre o teu dispositivo e a Internet. Este serviço também fornece navegação encriptada entre ti e o servidor VPN, o que torna virtualmente impossível para terceiros, no caso do teu tráfego ser interceptado numa rede pública insegura, ver as tuas actividades online. 

Uma VPN também actua num nível de rede, o que significa que todo o tráfego do teu dispositivo será coberto pela VPN e não apenas o tráfego da web.

Para que são usados ​​os serviços VPN?

Este serviço proporciona-te um nível cada vez mais necessário de segurança na Internet que nenhum outro serviço oferece actualmente. 

Como um servidor proxy, este serviço esconde o teu IP real e, portanto, pode ser usado para aceder a conteúdo bloqueado geograficamente, além de fornecer recursos de segurança. 

Também utilizado por empresas pode ser usado para conexão segura com servidores de negócios de um local remoto onde a rede pública não é confiável ao lidar com informações comerciais privadas.

Uma VPN oferece comunicação encriptada, anonimato, segurança, acesso a conteúdo bloqueado entre outras coisas.

Proxy vs VPN

Ambos os serviços oferecem recursos semelhantes, pode ser difícil escolher entre um e outro, o artigo serve para te ajudar a decidir.

Os proxies são uma boa solução para omitir a nossa identidade em tarefas simples (ex. aceder a serviços bloqueados com outra identidade (a identidade do proxy)).

No entanto, para garantir a máxima privacidade e segurança nas comunicações, a melhor solução é sem dúvida usar uma VPN pois são usadas técnicas de encriptação e autenticação.

Além disso existem mais serviços de VPN que proxys, principalmente os gratuitos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: