Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

The Social Dilemma - Profundo mas deve ser visto - Netflix

Este documentário de Jeff Orlowski explora como vícios e violações de privacidade das redes sociais. Não são bugs mas sim recursos necessários.
Share it:
Este documentário de Jeff Orlowski explora como vícios e violações de privacidade das redes sociais. Não são bugs mas sim recursos necessários.

The Social Dilemma - Profundo mas deve ser visto - Netflix

Este é um filme/documentário que devemos ver e acima de tudo analisar profundamente e tentar executar uma autocrítica ao nosso comportamento.

Segundo o resumo da Netflix:
Este documentário dramatizado explora o perigoso impacto das redes sociais nas pessoas, com especialistas em tecnologia a soarem o alarme sobre as suas próprias criações.

As redes sociais podem ser viciantes e assustadoras e isto é um aviso para quem usa Facebook, Twitter, Instagram e similares. 

No documentário The Social Dilemma de Jeff Orlowski, desertores conscienciosos dessas empresas explicam que a perniciosidade das plataformas de redes sociais é um recurso, não um bug. 

Eles ensinam como é feita a manipulação do comportamento humano para obter lucro e afirmam ainda a maneira como esta está codificada nessas empresas com precisão.

Recomendações personalizadas usam dados não apenas para prever, mas também para influenciar as nossas acções, tornando os utilizadores presas fáceis para anunciantes e propagandistas. 

“Nunca antes na história 50 designers tomaram decisões que teriam um impacto em dois bilhões de pessoas”, disse Tristan Harris, um ex-especialista em ética de design do Google. 

Anna Lembke, especialista em vícios da Universidade de Stanford, explica que essas empresas exploram a necessidade evolutiva do cérebro de conexão interpessoal. 

E Roger McNamee, um dos primeiros investidores no Facebook, faz uma alegação assustadora: a Rússia não hackeou o Facebook: simplesmente usou a plataforma. 

The Social Dilemma vai além, intercalando as entrevistas com cenas ficcionais no estilo ficção de uma família que está a sofrer as consequências do vício nas redes sociais. Há jantares silenciosos, uma filha adolescente (Sophia Hammons) com problemas de auto-imagem e um filho adolescente (Skyler Gisondo) que se radicalizou com as recomendações do YouTube que promovem uma ideologia vaga. 

Os interlocutores do filme atribuem ainda um aumento nas doenças mentais ao uso das redes sociais. Polarização, motins e protestos são apresentados como sintomas particulares da era da media social sem contexto histórico. 

Apesar de suas críticas, os entrevistados não são todos pessimistas, muitos sugerem que, com as mudanças certas, podemos salvar o lado bom das redes sociais. 

The Social Dilemma é notavelmente eficaz em soar o alarme sobre a incursão da mineração de dados e da tecnologia de manipulação nas nossas vidas sociais. 

Devemos vê-lo e fazer uma autocrítica de como está o nosso vicio com as redes sociais.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: