Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Usa a tua TV como monitor do teu computador - tudo o que necessitas de saber

Usa a tua TV como monitor do teu computador - tudo o que necessitas de saber
Share it:

Nos dias de hoje um ideia é clara, e eu não fujo à regra, cada vez mais procuramos ecrãs maiores para os nossos computadores, parece que gostamos de estar a trabalhar ou a navegar lá "dentro".

monitor or tv

E se ao em vez de comprarmos ecrãs novos porque não utilizar a ou as nossas TVs como monitor do nosso computador?


Existem ainda muitas questões que se colocam, principalmente dependendo do equipamento que ainda usas.

Porque nem sempre pode funcionar?


Todas as HDTVs modernas têm entradas HDMI - algumas HDTV antigas têm entradas DVI em vez disso - e algumas possuem entradas VGA para "uso do PC". Se a tua placa gráfica tiver uma saída HDMI, estás pronto para usar a HDTV como monitor, basta apenas um cabo HDMI e tens qualidade garantida na tua imagem.

Se a tua placa gráfica tiver apenas saídas DVI, tens sempre a possibilidade de comprar um adaptador (como este) e conectar por HDMI à tua HDTV apesar de não ser uma boa escolha pois perde-se muita resolução porque é um sinal analógico que lhe dará uma imagem de mais baixa resolução do que um sinal HDMI ou DVI.


Se a tua placa gráfica tiver só saída VGA também existem adaptadores para VGA - HDMI (como este) para poderes ligar à tua HDTV mas mais uma vez neste caso perde-se resolução, não aproveitando todas as características de uma HDTV, e sem som claro.

Se estiveres a configurar a tua HDTV como um segundo ou terceiro monitor, talvez seja necessário usar a saída DisplayPort do seu PC, podes comprar um adaptador DisplayPort-to-HDMI (como este) e conectar-se à entrada HDMI da HDTV. A principal vantagem para a conversão do DisplayPort é que HDMI e DisplayPort carregam o som, bem como o vídeo - se usares DVI (mesmo a versão digital) ou VGA, para teres som precisas sempre de conectar o som do PC á HDTV ou usar colunas ou fones externos separadamente.

Ou seja antes de começares a utilizar a TV como ecrã do teu computador deves sempre analisar a tua placa gráfica e verificares se esta realmente é capaz de produzir gráficos de alta definição que te permita usufruir da tua HDTV.


Para analisares bem a tua placa gráfica e caso uses Windows como sistema operativo deves consultar o manual de fabricante e em seguida ir ver qual a resolução máxima da placa gráfica.

Definições - Sistema - Ecrã - Resolução

Em seguida, encontra a resolução máxima da tua placa gráfica e verifica se esta vai de encontro á resolução da tua HDTV. Será que vai ficar bem? Talvez, mas isso depende de uma série de factores, incluindo qual o teu objectivo ao usar a HDTV.

As TVs de alta definição a preços razoáveis ​​tocam em 1080p, ou resolução 1920x1080. Num ecrã de laptop de 15,6 polegadas, a área de trabalho do Windows em 1080p fica a bem a 2 metros de distância. Numa  HDTV de 32 polegadas ... Já não é assim.


A densidade de pixeis é o mais importante neste caso, um ecrã de 15,6 polegadas tem o mesmo numero de pixeis que uma HDTV de 32 polegadas mas o ecrã tem uma densidade muito maior (141.21ppi) do que a da HDTV (68.84ppi) o que a curta distancia tem maior nitidez.

A importância da densidade de pixeis diminui com a distância de visualização.

Netflix, Jogos, Kodi...


Ou seja se quiseres utilizar o tua televisão para veres Netflix, Kodi ou jogos que tens instalados no teu PC a densidade de pixeis não importa muito. Agora se quiseres fazer desse ecrã a tua estação de trabalho aí tens que procurar uma HDTV com maior de densidades de pixeis apontando sempre para um valor superior a 80ppis (não passa as 27 polegadas) se não corres o risco de quando estás perto ver um bocadinho baço.

HDTV

Se quiseres jogar e utilizas a tua HDTV tens que ter outras situações em conta, que é o atraso de entrada. O atraso de entrada é o atraso entre o movimento que fazes no teu dispositivo de entrada (neste caso, rato e teclado) e o que é exibido no ecrã.



Enquanto muitos monitores de computador têm como prioridade tempos de atraso mínimos, muitas HDTVs não, têm como prioridade o processamento de vídeo em vez disso. Mas esses milissegundos adicionais definitivamente fazem a diferença principalmente para gamers profissionais.

Algumas HDTVs têm o modo de jogo que diminui o tempo de atraso.

Vale a pena?


Se estiveres à procura de poupar dinheiro, não. Uma HDTV não é mais barata que um bom ecrã. Por um lado, as HDTV mais pequenas e mais baratas são tipicamente resolução de 720p, e não 1080p, enquanto monitores com preços similares são quase sempre 1080p. Então, estiveres à procura de algo abaixo de 27 polegadas, uma HDTV provavelmente será mais cara e de menor resolução. Se estiveres à procura por algo maior que 27 polegadas, lembra-te de que a densidade de pixeis diminui significativamente com cada pouca polegada que ganhas, e essa é uma razão pela qual os fabricantes de HDTV sugerem estar a vários metros de distância das TVs.


Se quiseres um ecrã multi-tarefa (trabalho e entretenimento), não são meia dúzia de emails que necessitam de densidade muito alta de pixeis. Aqui aconselho uma HDTV como ideal.

Se queres um ecrã para fazer de Media-center, Netflix, Kodi, ler jornais, ver redes sociais, fotos, etc, ou jogar pequenos jogos com as crianças aqui sim, é de máxima recomendação uma HDTV com bastantes polegadas (55 por exemplo).

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: