Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google começa a testar realidade aumentada no Maps

Share it:

A Google quer usar a câmera do smartphone para ajudar o utilizador se guiar pelas ruas usando o Maps. A empresa anunciou em maio do ano passado que pretendia usar realidade aumentada para mostrar os caminhos pela app e, agora, começou a testar a ferramenta com alguns utilizadores em poucas localidades, embora não informe exatamente quais. 

O The Wall Street Journal teve acesso ao teste da app e mostrou como ela funciona. A proposta é usar a câmera do aparelho para que o Maps, com setas em realidade aumentada, indique exatamente para onde quer ir. 


Chamado de Google Maps AR, a função deve chegar em breve. Assim, quando chegar a um lugar, mas não tem tiver exatamente a noção de por onde ir, pode levantar o seu aparelho e apontar a câmera para a estrada para ter certeza do caminho. 

Pelo vídeo apresentado no site, há indicações no ecrã, com setas gigantes que mostram o caminho. No destino, também, ele coloca um alfinete vermelho gigante no ecrã para que não erre a localização. 

O programa é totalmente voltado para uso pedestre, já que exige mais atenção ao ecrã do que a funcionalidade para carros, que pode guiar apenas pelo áudio. Contudo, a APP também sugere que não fique o tempo todo com o telemóvel na mão durante o percurso, já que isso pode ser perigoso. 

GPS mais apurado e preciso

A proposta de usar a câmera do aparelho não é só indicar de forma mais simples o caminho para o utilizador, mas também de propor ferramentas mais precisas de geolocalização. O programa “entende” onde está da seguinte forma: ao apontar a sua camara para uma rua, o Maps identifica lojas e paisagens, como monumentos e pontos turísticos, para saber o local exato onde está. Assim, associado ao sinal de GPS e de dados móveis, é possível ter uma posição mais precisa de onde o utilizador está. 

Tamanha precisão pode não ser necessário para GPS do carro ou até mesmo para uso pedestre na maioria das vezes. Entretanto, a Google está pensando também na ferramenta para aplicações de veículos autónomos como carros e drones de entrega. 

Vale a pena lembrar que a empresa irmã, a Waymo, também parte integrante da Alphabet, está em fase de testes com carros autónomos para oferecer serviços de transporte, como a faz a Uber atualmente. Estes mecanismos não podem deixar o utilizador próximo de seu destino, mas precisam ser realmente aperfeiçoados para indicar o destino com mais precisão. Assim, a utilização destes mecanismos de realidade aumentada, associados à câmera de smartphones, pode ajudar a chegar neste nível mais preciso de GPS. 

Ainda em período de testes, o Google Maps AR ainda não tem previsão de lançamento para os utilizadores.
Share it:

Android

info

Post A Comment:

0 comments: