Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Robô humanoide Cruzr chega a Portugal

Robô humanoide Cruzr chega a Portugal
Share it:
Robô social da UBTech foi recentemente apresentado na CES 2019

O Cruzr, robô de serviço humanoide da UBTech, já chegou a Portugal. O novo modelo Cruzr foi apresentado recentemente na CES 2019, a maior feira de tecnologia do mundo, que decorreu em Las Vegas.

Robô humanoide Cruzr chega a Portugal

Com braços e mãos flexíveis, o Cruzr interage com os utilizadores através de linguagem corporal natural, e é capaz de dar apertos de mão, abraços, acenar e apontar. Consegue, ainda, decifrar as emoções da pessoa com quem está a interagir, reagindo de acordo com as mesmas.

Através de sensores, consegue seguir numa trajetória de forma autónoma, detetando e contornando obstáculos. Pode, por isso, fazer videovigilância durante o dia e também durante a noite, recorrendo à câmara de infravermelhos.

As suas utilizações são variadas: num aeroporto pode, por exemplo, dar informação sobre o estado dos voos, servir de rececionista num banco, ou mesmo de guia num museu. Em ambiente hospitalar, pode prestar apoio ao cuidador e às enfermeiras, pois pode ser programado para lembrar a hora dos medicamentos, fazer videochamadas, entre outras funcionalidades.

É, ainda, capaz de fazer reconhecimento facial, com uma taxa de sucesso de 98%, podendo registar dados de clientes de lojas, elevando assim a experiência do cliente e melhorando a qualidade do serviço das empresas.

O Cruzr conta com uma bateria que se estende até 24 horas em standy by e entre cinco a oito horas quando ativado. No caso de ficar sem bateria, o robô regressa automaticamente ao posto de carregamento, sem necessidade de interação humana.

O Cruzr é fabricado pela chinesa UBTech, uma das maiores fabricantes de robótica humanoide e inteligência artificial do mundo. Em Portugal é representada pela Beltrão Coelho, empresa pioneira na introdução da tecnologia dos robôs de serviço em Portugal e que oferece às organizações a possibilidade de tomarem contacto com esta nova tecnologia através de sistema de aluguer.

“Os robôs de serviço vieram para ficar. O Cruzr é um dos modelos mais avançados de robôs humanoides, já a ser utilizado por toda a Europa e Portugal não podia ficar de fora. Depois do sucesso com a robô Sanbot em 2018, apresentamos agora uma versão melhorada de um robô capaz de navegar sozinho e de forma autónoma em ambientes desestruturados.”, sublinha Eduardo Lucena, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho.

Ficha técnica Cruzr

Peso: 45kg
Altura: 1195 mm
Largura: 521 mm
Profundidade: 516 mm
Bateria: 20Ah (Ampere/hora) 24v (volt)
Duração: entre cinco a oito horas em modo ativo e até 24 horas em stand by
Ecrã tátil: 11.6 polegadas
Câmara: fotos 13MP, vídeo em 1080p
Som: dois canais stereo, potência 6W*2
Sensores: microfone na cabeça; 1 câmara de perceção de profundidade na cintura; 1 sensor remoto Lidar, 6 sensores Sonar, 12 sensores Infravermelhos e 9-axis IMU no chassis
Sistema operativo: Android e ROS (Robot Operating System)
Velocidade: normal – 0,3 metros por segundo; máxima – 1 metro por segundo
Rede: Wi-Fi 2, 4G/5G
Deslocação: SLAM

Vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9kLt-ElGazQ
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: