Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

GOOGLE LANÇA ANDROID TRAINING PROGRAM EM PORTUGAL

GOOGLE LANÇA ANDROID TRAINING PROGRAM EM PORTUGAL
Share it:
Programa pioneiro na Europa pretende formar 3000 portugueses em programação Android 

GOOGLE LANÇA ANDROID TRAINING PROGRAM EM PORTUGAL

A Google apresentou o Android Training Program em Portugal, um programa pioneiro na Europa que visa formar 3000 portugueses em programação Android até ao final do ano. Trata-se de mais uma iniciativa integrada no projecto Grow With Google, através da qual a companhia tem vindo a ajudar a preparar e a formar os portugueses para os desafios e as oportunidades da economia digital e contribuir também para o empreendedorismo em Portugal.

O Android Training Program divide-se em dois momentos. O primeiro envolve a formação de professores das cinco universidades parceiras do programa: Universidade de Lisboa e do Porto, Politécnicos de Setúbal, de Leiria e do Cávado e Ave - estes professores vão receber um certificado e serão responsáveis por dar apoio aos estudantes durante a formação dos cursos na plataforma Udacity.

Além da formação, as universidades vão receber codelabs para introduzir os alunos ao Android Training Program e iniciá-los já em alguns cursos de nível básico e intermédio. Todos os alunos vão receber certificados, entregues pela Beta-i, também parceira do programa e responsável por organizar as formações.

Após os codelabs, através da plataforma da Udacity, os alunos poderão frequentar qualquer um dos 3 cursos de Android gratuitos disponíveis: Android Basics (nível básico - 60 horas), Developing Android Apps (Nível intermédio - 60 horas) e Build Native Mobile Apps with Flutter (Nível intermédio - 60 horas)..

No início de 2018, a Google comprometeu-se a ajudar um milhão de europeus a encontrar um emprego ou no crescimento dos seus negócios até 2020. “A economia e a sociedade portuguesa estão a passar por uma transformação digital que oferece oportunidades enormes de crescimento, inovação e de emprego. As competências necessárias para se tirar partido desta transformação também estão a mudar. Com as iniciativas do Grow with Google queremos contribuir para que o maior número possível de portugueses tenham as melhores ferramentas de formação para melhorar as suas competências, carreiras e negócios numa economia cada vez mais digital” explica Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google Portugal

O Android é a plataforma mobile mais popular em todo o mundo com mais de 2 mil milhões de dispositivos activos por mês em todo o mundo e a loja de aplicações Google Play permite a qualquer programador em qualquer parte do mundo desenvolver e distribuir aplicações com um alcance global. Só na Europa, há mais de 1,6 milhões de empregos relacionados com a programação de aplicações e em muitos casos, o crescimento foi potenciado pelas oportunidades criadas com a massificação dos dispositivos Android a nível global.

De acordo com um estudo da BCG sobre o impacto da Google em Portugal, a companhia é indiretamente responsável pelo emprego de cerca de 10.000 programadores portugueses que estão maioritariamente dedicados ao Android. A plataforma revela índices elevados de utilização transversais a todas faixas etárias e aos diferentes níveis de rendimento. Com uma quota de mercado estimada de 75%, o estudo da BCG revela que os utilizadores portugueses valorizam o Android em termos de valor em 372€ por ano.

O Android Training Program, agora lançado, irá decorrer, em paralelo, com o projecto Atelier Digital - que, em dois anos, já formou mais de 50.000 portugueses em competências digitais - e com o projecto GEN10S que, na primeira edição em 2018, formou mais de 4000 crianças dos 5º e 6º anos de todo os país em programação de Scratch e ainda 500 professores. Para 2019, o objectivo é levar o programa a 6000 crianças ao longo de 20 meses.

Para mais informações sobre o Android Training Program, cursos, codelabs e inscrições, por favor, consultar https://events.withgoogle.com/android-training-program-pt/.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: