Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

DHL apresenta Barómetro do Comércio Global

DHL apresenta Barómetro do Comércio Global
Share it:
  • Índice do Barómetro de Comércio Global da DHL recua 4 pontos, para 56, comparado com dezembro
  • Perspetivas de crescimento mais fracas para quase todos os países analisados, exceto Alemanha e Reino Unido
DHL apresenta Barómetro do Comércio Global

De acordo com a última previsão para três meses do Barómetro do Comércio Global da DHL (GTB, pela sua sigla em inglês), o crescimento do comércio vai continuar a perder força. O índice de crescimento geral diminuiu 4 pontos em comparação com a última atualização, em dezembro. Contudo, com uma pontuação de 56 pontos em março, o índice ainda indica um ligeiro crescimento, embora se aproxime cada vez mais do limiar dos 50 pontos, o que marca a linha entre o crescimento positivo e negativo da metodologia do GTB. Nenhum dos países analisados mantém um índice geral de 60 pontos ou mais, com uma perspetiva de desaceleração para quase todos os países. Os únicos países que atualmente resistem à tendência de queda são a Alemanha e o Reino Unido.

DHL apresenta Barómetro do Comércio Global

Análise macroeconómica do Comércio Global

Lançado em janeiro de 2018, o Barómetro de Comércio Global da DHL é um indicador inovador e exclusivo sobre o estado atual e o desenvolvimento do futuro do comércio global, baseado em grandes quantidades de dados de logística, avaliados com recurso à inteligência artificial. Com o objetivo de tornar estes dados acessíveis à investigação académica e aumentar o valor macroeconómico do indicador, a DHL estabeleceu recentemente uma cooperação de pesquisa com Eswar S. Prasad, professor de Política Comercial e Economia na Cornell University em Ithaca, Nova Iorque, EUA.

Ao comentar os resultados do último Barómetro, Eswar S. Pradad afirma: “O Barómetro de Comércio Global da DHL mostra um cenário positivo, mas enfraquecido, do crescimento do comércio global. Esta conclusão é consistente com a desaceleração do ritmo de crescimento nas principais economias mundiais desenvolvidas e emergentes. Os fluxos globais de comércio também estão a ser afetados pelas tensões comerciais e atuais incertezas geopolíticas, que por sua vez destabilizam a confiança das empresas e dos consumidores. Estes desenvolvimentos podem afetar negativamente a procura do consumidor no que se refere a bens de longa duração e a investimentos em capital físico, bem como levar a uma reavaliação da estrutura das cadeias de fornecimento internacionais. Todos estes fatores - que se refletem nos índices gerais, nacionais e setoriais do Barómetro de Comércio Global – juntam-se a uma perspetiva positiva a curto prazo, que tem vindo a decrescer, e acarretam o risco de deterioração do comércio mundial”.

Declínio generalizado das perspetivas de comércio

A perspetiva média global mais fraca é impulsionada por taxas de crescimento reduzidas no comércio aéreo e marítimo. O valor do índice global para o comércio aéreo diminuiu 4 pontos, para 55 pontos. A taxa de crescimento do comércio marítimo global diminuiu de 5 pontos, para 56 pontos.

A desaceleração geral do crescimento esperado do comércio também se reflete nas pontuações específicas do país: apenas os índices comerciais gerais da Alemanha e do Reino Unido melhoraram ligeiramente, em 2 pontos. As pontuações dos restantes cinco países analisados diminuíram.

Resistência à guerra comercial e Brexit

Independentemente das discussões em curso no Brexit, juntamente com o receio de uma potencial recessão, as perspetivas para o crescimento do comércio britânico permanecem positivas a um nível de 54 pontos (+2) indicando, pelo menos, o crescimento fraco, mas sem declínio no comércio internacional. No entanto, prevê-se que esse desenvolvimento seja impulsionado pelo reabastecimento de bens no período que antecede o Brexit. Também o índice de comércio da Alemanha melhorou em 2 pontos, para 53 pontos. O crescimento moderado previsto para a Alemanha baseia-se principalmente na previsão das exportações alemãs de carga aérea, que aumentaram 9 pontos. Esta tendência é mais provável devido ao crescente comércio transatlântico.

Apesar das tensões comerciais entre os EUA e a China, as perspetivas para o comércio chinês diminuíram apenas em -1, para 56 pontos, indicando um pequeno crescimento do comércio, sem recessão. Os EUA, no entanto, apresentam um declínio de -5, para 55 pontos, ficando em pé de igualdade com a China em termos de crescimento comercial previsto para os próximos três meses.

A próxima atualização do GTB será lançada no final de junho. Para mais informações sobre o Barómetro de Comércio Global da DHL, visite dpdhl.com/gtb
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: