Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Gmail comemora 15 anos com o lançamento de novas funcionalidades

Gmail comemora 15 anos com o lançamento de novas funcionalidades
Share it:
Gmail comemora 15 anos com o lançamento de novas funcionalidades
 
Hoje celebram-se 15 anos de inovações no Gmail e apresentamos novas funcionalidades que prometem trazer ainda maior eficiência e apoio, nomeadamente: 

 - Escrita inteligente para dispositivos Android e com suporte para novos idiomas, incluindo português e a possibilidade de agendamento de envio de emails 

Informação detalhada no post abaixo: 

Post de Tom Holman, Senior Product Manager, Gmail

Em 2004, o e-mail era muito diferente do que é atualmente. As caixas de entrada foram ultrapassadas pelo spam, e não existia uma maneira fácil de pesquisar a caixa de entrada ou as mensagens arquivadas. Além disso, era necessário apagar, constantemente os e-mails para respeitarmos o limite de armazenamento. Nessa altura, criámos o Gmail para resolver estes problemas, e hoje em dia, o Gmail transformou-se num produto no qual 1,5 mil milhões de utilizadores confiam as suas coisas do dia a dia. Hoje, para assinalar o décimo quinto aniversário da plataforma, estamos a fazer uma retrospectiva do que foi feito e do que há ainda para fazer no futuro.

Diferente desde o Dia 1.

No dia 01 de Abril de 2014, lançámos o Gmail (e não era uma piada). Tinha o poder da Pesquisa Google integrada e agrupava as mensagens em conversas, facilitando a sua localização e a respetiva resposta. Também era possível armazenar 1 GB de dados gratuitamente, quase 100 vezes mais do que era possível naquela altura. Não admira que o mundo tenha pensado que era uma brincadeira do dia 01 de Abril...

image.png


Também nesta altura, o spam era um problema sério. O Gmail bloqueava o spam antes mesmo de chegar à caixa de entrada e criou uma forma dos utilizadores denunciarem spam sempre que o identificassem de forma a ajudar a tornar o e-mail mais seguro. Ao longo dos anos, aperfeiçoámos os nossos recursos de filtragem de spam com inteligência artificial e hoje, a inteligência artificial ajuda-nos a bloquear perto de 10 milhões de e-mails de spam a cada minuto.


Vídeo que mostra como em 2001 o Gmail combatia o spam

Quando o Gmail foi lançado, os primeiros smartphones equipados com o Android ainda estavam a anos de distância. Como os dispositivos móveis tornaram-se omnipresentes, o Gmail evoluiu da versão para PC para também funcionar nos telefones ou tablets, ajudando o utilizador a fazer mais enquanto está em movimento. A funcionalidade de categorizar a caixa de entrada do Gmail foi a primeira e grande novidade do género, pois ajudava o utilizador a organizar as mensagens por categoria, para que fosse possível analisar, rapidamente, o que havia de novo na caixa de entrada. Os recursos disponibilizados pela Inteligência Artificial, como a Escrita Inteligente e o Nudges, ajudaram o utilizador a responder com mais rapidez e a manter o controlo das suas tarefas.

O que se segue no Gmail

Ao longo dos últimos 15 anos o Gmail tem evoluído bastante. Antes de soprarmos as velas, seguem-se algumas das novas funcionalidades que estão a caminho:

Em primeiro lugar, estamos a tornar o Gmail ainda mais útil. O utilizador já pode ter, inclusivamente, começado a utilizar a Escrita Inteligente, uma funcionalidade dotada de Inteligência Artificial que permite escrever e-mails de uma forma mais rápida. Esta funcionalidade já poupou as pessoas de digitar mais de mil milhões de caracteres por semana - o que é suficiente para preencher as páginas de 1.000 cópias de "O Senhor dos Anéis". Hoje, estamos a atualizar a Escrita Inteligente para incluir mais idiomas (espanhol, francês, italiano e português) e trazê-lo para o Android (anteriormente, só estava disponível nos dispositivos Pixel 3), e para iOS, muito em breve.

A Escrita Inteligente  está também a ficar, ainda mais "inteligente". Vai personalizar sugestões para o utilizador. Também vai poder sugerir um título para o assunto com base no e-mail que o utilizador escreva.


SMART_COMPOSE_PERSONALIZED_GREETINGS_MOBILE.gif
 SMART_COMPOSE_SUGGESTED_SUBJECT_DESKTOP.gif


De seguida, o utilizador pode decidir quando o seu e-mail será enviado. Hoje, adicionamos um novo recurso que permite agendar o envio de e-mails na data ou hora mais apropriada, o que é bastante útil caso o utilizador esteja a trabalhar num fuso horário diferente ou se quiser evitar interromper as férias de alguém.


SHEDULE_SEND_MOBILE (1).gif
                           SCHEDULE_SEND_DESKTOP.gif



Finalmente, o utilizador pode levar a cabo algumas ações sem sair da sua caixa de entrada. Pode responder a um tópico de comentários no Google Docs, navegar por recomendações de hotéis e muito mais diretamente no seu e-mail. Desta forma, não é necessário abrir uma nova janela ou aplicação para realizar as suas tarefas.

[Recommend to use] Dynamic_email_Google Docs(Birthday) (1).gif


Podemos ter lançado o Gmail no Dia das Mentiras, mas os últimos 15 anos não foram, de todo, uma mentira. E estamos ansiosos por o que está para vir.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: