Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bandas 4G em Portugal - O que precisas de saber

Bandas 4G LTE Portugal tutorial
Share it:
Quem compra telemóveis fora do país ou em telemóveis de marca chinesas coloca sempre a questão se funcionará correctamente a nível de rede em Portugal.

Bandas 4G em Portugal

Mais especificamente se o smartphone comprado é compatível com as bandas de frequência utilizadas em Portugal ou com o operador de serviços de comunicações móveis que vai utilizar em Portugal.

Em primeiro lugar é preciso saber quais são todas as Bandas 4G em Portugal:
  • B1 (2100);
  • B3 (1800);
  • B7 (2600);
  • B20 (800);

Em segundo lugar é preciso saber a cobertura 4G por operador:
  • MEO - Bandas 4G: B1 (2100), B3 (1800), B7 (2600), B20 (800); 
  • NOS - Bandas 4G: B3 (1800), B7 (2600), B20 (800);
  • Vodafone - Bandas 4G: B3 (1800), B7 (2600), B20 (800);

E agora é preciso perceber como e onde estas são utilizadas e desmitificar muitos dos mitos que há por aí.

A Banda 1,3 e 7 são normalmente utilizadas em zonas urbanas (cidades) e são bandas que atingem maiores velocidades mas em contrapartida têm menor alcance, daí serem utilizadas em zonas urbanas.

A Banda 20 funciona um pouco ao contrário, tem maior alcance mas opera em velocidades mais baixas, e normalmente esta banda é utilizada mais nos meios rurais (vilas e aldeias).

Agora aqui a questão é outra, que é o facto de as operadoras estarem ou não a cumprir com o que devem.

No principio de Julho a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) anunciou que as operadoras NOS e Vodafone vão ter de aumentar a velocidade de acesso de Internet nas 480 freguesias incluídas nas contrapartidas do leilão do 4G. Em comunicado, a ANACOM explica que, depois ter feito a revisão de acesso à Internet que actualiza os valores de 2016, a NOS terá de reforçar essa velocidade para 21 Mbps, contra os actuais 4 Mbps. No caso da Vodafone, a velocidade terá de subir de 7,2 Mbps para 43,2 Mbps. A MEO mantém o valor actual de 43,2 Mbps.

Traduzindo isto por outras palavras, muitas vezes valia mais não apanharmos 4G, porque o 3G oferece velocidades superiores, nas regiões rurais.

Ou seja muitas vezes, não temos um serviço digno disso nas regiões rurais, e as velocidades são baixas,e aí temos que ter isto em consideração na hora de escolher um telemóvel, pois o facto de não ter banda 20 pode na realidade não ser necessário, mas mesmo assim é aconselhável.

O que devemos ter em conta na compra dos telemóveis?

Na minha opinião devemos sempre procurar a gama "Global Version" de uma marca, porque normalmente esta já traz as 4 bandas necessárias e também uma ROM Global, ou seja, sistema operativo com os serviços Google e outros serviços normalmente utilizados na Europa, e isto sim é tão importante como as bandas.

Outra gama é a "International Version", em muitos casos esta versão traz a ROM indicada mas carece da Banda 20, costuma ser ligeiramente mais barata, e se vives num meio urbano podes olhar para esta gama com atenção, porque na realidade pode não utilizar a Banda 20.

Como ver se as Bandas estão presentes?

Por exemplo num site como a Gearbest num telemóvel com o Redmi Note 7, de vemos sempre verificar se este é a versão Global.


E depois nas características, na parte das Redes devemos verificar as Bandas LTE e ver se estão lá as Bandas 1,3,7 e 20.


Conclusão

Estamos a chegar à era do 5G, mas enquanto este não chega na totalidade, devemos verificar quais são as bandas, o que significam e se realmente é necessária no meio em que vivemos.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: