Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

FCA lança “BIG DATA Concepts, Warehousing and Analytics”

FCA lança “BIG DATA Concepts, Warehousing and Analytics”
Share it:
O primeiro livro da editora totalmente escrito em inglês por autores portugueses
  
FCA lança “BIG DATA Concepts, Warehousing and Analytics”

No âmbito da 19ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, organizada por várias instituições de ensino superior, a editora FCA apresenta hoje ao público o seu primeiro livro totalmente em língua inglesa.

Integrado na coleção Data Science, “Big Data – Concepts, Warehousing and Analytics” tem a autoria dos professores e investigadores portugueses Maribel Yasmina Santos e Carlos Costa, e aborda todos os conceitos, métodos e modelos desta tecnologia. Para abranger o maior número de leitores e acompanhar as tendências, os autores consideraram primordial que este livro estivesse disponível em inglês.

Ao longo dos anos, as vantagens conseguidas através do Big Data têm sido impressionantes e as áreas onde se aplica são cada vez mais vastas - smart cities, produção, retalho, finanças, desenvolvimento de software, ambiente e digital media.

O conceito de Big Data Warehouse está a substituir o tradicional Data Warehouse. E com a atualização do modelo, os diferentes setores podem beneficiar da recolha, armazenamento, processamento e análise, conseguindo fomentar fluxos de trabalho com foco nos dados e processos de tomada de decisão, que o primeiro modelo não conseguia atingir.

As organizações, que procuram iniciativas de Big Data para fazer face à crescente quantidade de dados que se geram diariamente, enfrentam vários desafios como a falta de consenso nas definições, modelos e arquiteturas, assim como dificuldades relacionadas com o planeamento e a implementação do ciclo de vida Big Data. Este livro procura dar resposta a estas adversidades e ajudar na implementação deste método de forma eficaz.

“Não é necessário um grande conhecimento de Big Data Warehousing (BDWing) para beneficiar deste livro. Centra-se em métodos bem definidos de planeamento, modelos e investigações de forma a desenvolver o fluxo Comunicado de Imprensa 11 de outubro de 2019 dos dados através de diferentes componentes lógicos/físicos, para além das aplicações analíticas. Os capítulos foram escritos com uma especial atenção à BDWing e com um equilíbrio entre conceitos fundamentais e as melhores práticas relacionadas com o estado da arte em Big Data e a sua multidisciplinaridade.” In Prefácio 

Pensado como um instrumento para praticantes de DWing e Big Data, professores, investigadores e estudantes focados no design, desenvolvimento e na implementação de aplicações analíticas suportadas por Big Data Warehouse.

Conteúdos abordados no livro:
  • Conceitos, técnicas e tecnologias de Big Data 
  • OLTP: Orientação de bases de dados para ambientes de Big Data 
  • OLAP: Orientação de bases de dados para ambientes de Big Data 
  • Design e implementação de Big Data Warehouses 
  • Modelo de Big Data warehouses: Da teoria à prática 
  • Abastecimento de dados analíticos em Big Data Warehouses 
  • Avaliar a performance de Big Data Warehouses 
  • Big Data Warehouses em cidades inteligentes

Sobre a FCA:

A FCA Editora nasceu em 1991, no seio do grupo editorial LIDEL, e atualmente edita nas áreas das Tecnologias da Informação, Gestão de Projetos e Tecnologias Industriais. Desde a sua criação, a editora já publicou mais de 1800 livros, é líder de mercado em Portugal na área da informática e está presente nos principais países de expressão portuguesa.

No ano em que assinalou o seu 25º aniversário a FCA lançou os primeiros livros digitais em português, com a qualidade e atualidade de sempre, indo assim ao encontro das necessidades e gostos do seu público-alvo.

O Grupo LIDEL, 100% português, tem como atividade principal a edição e distribuição de livros de autores nacionais. Com 56 anos de experiência no mercado do livro, é atualmente uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino da língua portuguesa em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo mais de 900 obras em português.

Do Grupo LIDEL fazem parte as chancelas LIDEL, FCA, ETEP (Automação, Robótica e Eletrónica), PACTOR (Ciências Sociais e Educação), FCA Design e LIDEL Saúde e Bem-Estar.

Sobre os autores:

Maribel Yasmina Santos
Professora Associada no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Investigadora do Centro de Investigação ALGORITMI e líder do SEMAG (Software-based Information Systems Engineering and Management Group), no ALGORITMI. As suas áreas de interesse a nível de investigação incluem Business Intelligence and Analytics, Data Warehousing (DWing), Big Data Warehousing (BDWing) e Online Analytical Processing (OLAP).

Carlos Costa
Professor Convidado no campo dos Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Foi engenheiro sénior de Big Data, investigador e desenvolvedor de software. Autor e coautor de várias publicações científicas e técnicas nas áreas de Big Data, DWing e Data Science.

Sobre o livro: 

“Big Data – Concepts Warehousing and Analytics”
ISBN: 978-972-722-908-6
N. º de pág.: 312
P.V.P: 34,95€
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: