Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Conheça os momentos mais marcantes do Google Maps nos últimos 15 anos

Conheça os momentos mais marcantes do Google Maps nos últimos 15 anos
Share it:
Post de, Elizabeth Reid, VP of Engineering, Google Maps, 15+ year veteran of Google’s geo efforts

Uma retrospectiva dos 15 anos a mapear o mundo

Há 15 anos lançámos o Google Maps como uma forma útil para ajudar as pessoas a movimentarem-se. Com os esforços das equipas de GEO da Google ao longo de 15 anos o Maps cresceu para algo que nos dias de hoje se tornou numa experiência inacreditável. À medida que foram sendo adicionadas funcionalidades e capacidades, o Google Maps evoluiu para algo que é mais do que um website que disponibiliza direções. Hoje, tornou-se numa porta para explorar o mundo - quer digitalmente quer no mundo físico, a pé, de carro, de transportes públicos ou numa cadeira de rodas.

Para assinalar os 15 anos do Google Maps olhamos para alguns dos momentos mais excitantes do Google Maps ao longo dos anos:

1. Nascimento do Google Maps

No dia 8 de Fevereiro de 2005, é lançado o Google Maps - primeiro para a versão de Desktop - que era apresentado como uma forma de ajudar as pessoas a deslocarem do ponto A para o ponto B. Hoje, o Google Maps é usado mensalmente por mais de mil milhões de pessoas em todo mundo.

 

2. Lançamento do Google Earth

Alguns meses, mais tarde, aterra o Google Earth. Traz imagens 3D do planeta para o Desktop. A tecnologia de imagem melhorou significativamente desde essa altura. Hoje, o Google Earth disponibiliza mais de 90 milhões de quilómetros quadrados de imagens de satélite em alta definição que permitem uma navegação e exploração virtual do mundo.

3. Abertura a programadores 

É difícil imaginar um momento em que websites de todo o mundo não incorporavam ainda o Google Maps nas suas páginas - Em meados de 2005 era anunciada a API do Google Maps. Hoje mais de 5 milhões de websites e aplicações usam semanalmente a plataforma do Google Maps.

4. Google Trip Planner chega a Portland 

Em Dezembro de 2005, a cidade de Oregon em Portland tornou-se na primeira a usar o Transit Trip Planner, ajudando as pessoas a verem e a acompanharem os horários e as rotas dos transportes públicos. Começou como um produto autónomo e depois integrado no Google Maps. Ao longo dos anos, esta funcionalidade foi-se espalhando por outras cidades em todo o mundo.


 

5. Trânsito em tempo real 

Cerca de dois anos depois do lançamento do Google Maps chega a funcionalidade de condições de trânsito em tempo real para mais de 30 cidades norte americanas.

 

6. Chega o Street View

O dia 29 de Maio de 2007 marca o início do Street View que se tornou uma parte muito apreciada do Google Maps. Para recolher as imagens para o Street View foram colocadas câmaras em vários tipos de veículos e mesmo em camelos. No total foram registadas mais de 25 milhões de quilómetros.

 

7. Maps ganha versão mobile

No mês de Novembro de 2007, o Google Maps dá o salto do desktop para os dispositivos móveis. Inicialmente disponível para dispositivos Palm e Blackberry. No ano seguinte é lançada a primeira aplicação para Android e em 2012 chega a versão para iOS.

8. Apoio à Navegação

No ano de 2009, o Google Maps ganha uma atualização com a chegada à aplicação da navegação curva a curva. Perdermo-nos quando se fazia uma viagem de carro passou a ser muito mais complicado.

 

9. O Trekker do Street View leva-nos a locais impensáveis

As pessoas já sabiam que o Street View já tinha registado locais menos comuns mas em 2012 chega o Street View Trekker, um equipamento com tecnologia de ponta que se coloca nas costas e permite registar imagens. Primeiro levámos o Treeker para explorar o Grand Canyon e desde aí tem capturado imagens pouco acessíveis como a Amazónia ou o topo da Torre Eiffel.

 

10. Chegam os hidden gems

O Google Maps não ajuda apenas a explorar o globo. Sempre gostámos de ajudar as pessoas a encontrarem as coisas à sua volta. Alicerçado no trabalho da Google de proporcionar informação local relevante, tornámos mais simples o acesso a informação local como horários de funcionamento, classificações e preços de restaurantes, bares e hotéis. Hoje é possível ver todo o tipo de detalhes para mais de 200 milhões de negócios e locais em todo o mundo - mesmo junto do separador explorar.

11. Ajudando os negócios

Sempre quisemos ajudar os negócios a partilharem informação relevante no Google e em Junho de 2014 tornámo-lo ainda mais simples com o Google My Business. Trata-se de um local onde os proprietários de locais podem gerir a sua presença no Google Maps e Pesquisa e que lhes permite adicionarem informação sobre o negócio, fotografias, responder a comentários e muito mais.

12. Sem ligação à Internet?

Não há problema. Em Novembro de 2015 chegam os Mapas offline de modo a que mesmo que não tenha ligação à Internet continue a ter acesso às direções de condução, a poder pesquisar por destinos específicos e a poder encontrar informação útil sobre os locais.

 

13. Conheça os Guias Locais

No mesmo mês, lançámos o programa de guias locais, uma comunidade apaixonada de utilizadores (neste momento o número já chega aos 120 milhões) que partilham comentários, fotografias e conhecimento sobre locais em todo o mundo.

14. Em cadeiras de rodas, também é possível viajar 

Em Março de 2018, trouxemos as rotas acessíveis em cadeiras de rodas para o Google Maps para tornar a navegação mais simples para quem tem problemas de mobilidade. Hoje o Google Maps inclui informação sobre acessibilidades, como por exemplo, entradas ou casas de banho acessíveis em cadeiras de rodas de mais de 50 milhões de locais em todo o mundo.

 

15. E eis que chega o Live View

No passado mês de Fevereiro anunciámos o Live View, que recorre à realidade aumentada para ajudar os utilizadores a compreenderem qual o caminho a seguir através da disponibilização de setas e direções diretamente no ecrã do telemóvel e sobrepostos ao mundo físico. O mundo está a mudar constantemente, e também a nossa maneira de o contornar. E, à medida que isso acontece, o Google Maps estará presente a cada passo, criando novas ferramentas que ajudarão você a navegar, explorar e fazer as coisas, onde quer que esteja.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: