Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Iluminação doméstica, um aliado agora que estamos em casa

Iluminação doméstica, um aliado agora que estamos em casa
Share it:
No contexto que vivemos atualmente, qualquer ajuda é bem-vinda para facilitar a vida e a convivência em casa. Esta realidade obrigou-nos a adaptar as rotinas nos espaços interiores, e a iluminação desempenha aqui um papel importante e pode contribuir para tornar a nossa atividade mais eficiente, contribuindo, simultaneamente para um melhor estado de espírito. Teletrabalhar, praticar desporto, cozinhar ou ler um livro. Qual é a melhor iluminação para cada uma destas atividades em casa? 

Iluminação doméstica, um aliado agora que estamos em casa

A iluminação da nossa casa é um aliado perante as novas circunstâncias em que vivemos. A Signify , líder mundial em iluminação, explica quais os aspetos que se devem ter em consideração na hora de iluminar a casa, e em função da atividade que vai ser realizada: a quantidade de luz, a regulação da temperatura da cor, ou seja, poder escolher entre uma iluminação mais fria ou mais quente dependendo da atividade, e o design que melhor se enquadra na decoração da casa, são os três fatores-chave. 

Iluminação doméstica, um aliado agora que estamos em casa

Dicas para iluminar as diferentes divisões da casa 

A Signify aconselha a seguir as recomendações que se seguem, em função das atividades que se realizem em cada divisão da casa: 
  1. É aconselhável começar o dia, pela manhã, com uma iluminação forte e fria (4000ºK). Este tipo de luz ajuda as pessoas a acordarem com mais energia enquanto tomam banho, se maquilham ou fazem a barba na casa de banho. 
  2. Na sala de estar é importante que a intensidade da cor e temperatura sejam reguláveis e que se incorpore um toque de luz colorida. Nesta divisão, distribua diferentes pontos de luz por todo o espaço, uma vez que é uma das divisões mais versáteis e hoje em dia é usada para diversas atividades: teletrabalho, praticar desporto, ver televisão, jogar... 
  3. Para teletrabalhar ou ler um livro na sala, é aconselhável usar um candeeiro de mesa ou de chão que permita regular a temperatura e emitir uma luz mais branca e fria (4000ºK) para que as pessoas possam estar mais ativas e concentradas no trabalho e leitura. 
  4. Para ver televisão ou ouvir música na sala, recomendamos uma luz indireta, com candeeiro de chão ou de mesa com iluminação de tons quentes (2700ºK) que promovem um ambiente mais relaxante. 
  5. Para praticar desporto na sala de estar ou jogar, é adequada uma luz de tecto (plafon ou suspensão) que emita uma luz mais branca e fria (4000ºK) para que as pessoas fiquem mais ativas. 
  6. Se tem uma zona ou uma área mais específica para o teletrabalho ou para os trabalhos de casa com as crianças, a opção ideal é combinar a luz natural com uma luz branca intensa e fria (4000ºK). Existem estudos que associam este tipo de luz a um aumento da produtividade e desempenho de 10% a 15% para tarefas que requerem concentração. 
  7. Para cozinhar, recomenda-se iluminar o balcão da cozinha com uma luz brilhante, uniforme, branca e fria (4000ºK). Esta luz ajuda à concentração enquanto executa as tarefas culinárias e ajuda a evitar possíveis acidentes durante este processo. 
  8. Para desfrutar de uma conversa à refeição, é aconselhável uma iluminação mais neutra na cozinha ou na sala de jantar, usando candeeiros suspensos ou focos de tecto na zona por cima da mesa. 
  9. Na casa de banho, o ideal seria uma luz regulável que permita ajustar a temperatura da cor, mais fria (4000K) para as tarefas matinais - barbear, maquilhar... e mais quente (2700ºK) para o entardecer/noite. Também é recomendável que se inclua elementos no tecto e à volta do espelho que permitam regular os tons das cores, para criar uma sensação de SPA e bem-estar. 
  10. No quarto, é aconselhável optar por iluminação indireta e suave que o ajude a adormecer. Recomenda-se uma iluminação indireta, suave e quente (2700ºK) com candeeiros nas mesas de cabeceira, candeeiro de parede ou de pé. Este tipo de iluminação contribui para melhorar o bem-estar e o conforto da divisão, criando um ambiente mais acolhedor. 

Iluminação doméstica, um aliado agora que estamos em casa

Além disso, a iluminação também pode ajudar a criar sensações visuais que tornam os espaços maiores. Para isso, recomenda-se evitar a iluminação de tecto, que torna os espaços e as salas "mais planos" e destacar detalhes como prateleiras, móveis ou tetos com tiras de LED que proporcionam a sensação de um espaço maior. Também pode jogar com iluminação indireta, através de luminárias de chão ou de mesa que iluminam apenas uma pequena parte da divisão. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: