Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Localização telemovel - Qual o poder disto?

Localização telemovel - Qual o poder disto?
Share it:
Tem-se falado muito da localização dos nossos dispositivos durante esta pandemia como forma de conter a propagação. Técnica utilizada por exemplo pelos Sul Coreanos.

Localização telemovel - Qual o poder disto?

A opinião e dividida, com uns a aceitarem e verem como instrumento relevante nesta luta com a identificação de onde se encontram os casos infectados e outros a afirmarem que é um verdadeiro atentado à liberdade.

Mas em que ficamos então? Em primeiro lugar é preciso entender o que está por trás ou qual é o poder que dás quando forneces a tua localização.

Por exemplo. O Google monitoriza todos os nossos passos e se quiseres saber por onde andaste basta acederes ao seguinte link: https://www.google.com/maps/timeline

Onde podes filtrar por data. Até pode dar jeito para localizar um roubo de um telemóvel ou uma eventual evasão de conta. A questão aqui o que o vão as empresas fazer com esses dados.

Outro exemplo, de como em poucos segundos se pode descobrir os destinos de todos os smartphones que estiveram num festival de praia


Podes ver que este exemplo permitiu desenhar a área de interesse que se quer seguir, e depois ver o percurso que todos os telemóveis / smartphones que tiveram nesse local fizeram. É até possível diferenciar as pessoas usando a velocidade média, para determinar que pessoas terão ido a pé para casa, ou de bicicleta, ou de carro (ou outros meios de transporte, caso tenham ido para estações de comboio, ou aeroportos, etc.).

Mas o que há realçar aqui, é que não precisas de ter a localização activa no telemóvel para seres monitorizado, as operadoras conseguem isso tudo sem grandes dificuldades.

Ou seja quer queiras quer não, os teus passos são monitorizados. Conseguem saber se andas a pé ou de carro, quais são as tuas rotinas, onde vais comer, o mesmo que andas a fazer. Chega a ser assustador, mas para evitarmos isso basicamente tinhas que deixar a tecnologia.

Por isso lembra-te partilhar a localização para ajudar ao combate ao Covid, é basicamente dar permissão aos sistema de saúde para efectuar aquilo que na realidade já efeito.

O efeito RGPD não se vê, nem se vai ver. A ideia podia ser boa mas apenas ganhamos mais um avisos para aceitar uns cookies.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: