Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

FCA explica “Programas de Faturação Certificados”

FCA explica “Programas de Faturação Certificados”
Share it:
Um guia prático para a continuidade do negócio 

FCA explica “Programas de Faturação Certificados”

Numa altura de crise como a atual, recorrer a Sistemas de Informação (SI) que dinamizam os processos de negócio é essencial para a sobrevivência das organizações. Os programas informáticos de faturação são componentes destes SI que estão sujeitos a imposições legais da área fiscal e que se revelam preponderantes para uma boa gestão.

O novo livro da FCA, “Programas de Faturação Certificados”, da autoria do inspetor tributário Nelson Russo e da professora Leonilde Reis, é um guia para que as empresas, que têm ou pretendam ter um programa informático de faturação, encontrem uma solução para colocar em prática o seu Plano de Continuidade de Negócio (PCN). Outro dos objetivos desta nova obra é incentivar a conformidade com os principais requisitos definidos na legislação fiscal, traduzindo-os em boas práticas.

Ao longo de sete capítulos, este livro aborda temas como a relevância das ferramentas de Gestão e Continuidade do Negócio (GCN), a revisão dos standards internacionais, a legislação fiscal importante para os programas informáticos de faturação e por fim um conjunto de boas-práticas que irão ajudar nos processos de aquisição e adequação de um programa destes.

Destinado a produtores e utilizadores dos programas de faturação, bem como às empresas que criam e usam programas de certificação (técnicos e responsáveis de SI, analistas de programas de faturação, gestores de empresas).

Conteúdos abordados no livro: 
  • Gestão de continuidade de Negócio; 
  • Metodologia para a Gestão da Continuidade de Negócio; 
  • Ferramentas de Apoio à Gestão da Continuidade de Negócio; 
  • Normativos; 
  • Modelos de Referência e Boas-Práticas; 
  • Enquadramento Fiscal no Âmbito da Continuidade de Negócio; 
  • Boas-práticas para produtores e utilizadores de Programas Informáticos de Faturação; 
  • Níveis de classificação Tier (Anexo); 
  • Documentos de Suporte à Continuidade de Negócio (Anexo). 

Sobre o livro: 

“Programas de Faturação Certificados”
ISBN: 978-972-722-911-6
N. º de pág.: 256
PVP: 26.65€

Sobre os autores: 

Nelson Russo
Inspetor Tributário, na área de Informática, na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). É doutorando na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)/Universidade Aberta (UAb), em Ciência e Tecnologia Web. Desempenhou, durante 20 anos, funções de Administração de Sistemas.

Leonilde Reis
Professora Coordenadora com Agregação do Departamento de Sistemas de Informação (DSI), da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). No âmbito da carreira docente, com mais de 30 anos, lecionou unidades curriculares de licenciaturas e de mestrados na área das Tecnologias e Sistemas de Informação.
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: