Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Formas de prevenção da COVID-19 que temos que continuar a ter

Formas de prevenção da COVID-19 que temos que continuar a ter
Share it:
Portugal começou a desconfinar e agora com o bom tempo ainda mais vamos desconfinar mas temos que ter cuidados e existem algumas coisas que devemos fazer.


Prevenir pode ser o melhor remédio e por isso existem algumas formas de prevenção que podem ajudar e muito.

Lavar as mãos frequentemente

Deve-se lavar com água e sabão ou usar uma solução à base de álcool, várias vezes ao dia e sempre que nos assoarmos, espirrarmos, tossirmos ou após contacto directo com pessoas doentes.

Bastam 20 segundos para lavar as mãos correctamente. A lavagem das mãos é a medida mais efetiva para prevenir a infecção por SARS-CoV-2.

Uso de mascara em locais públicos

O uso de máscara para protecção individual é obrigatório na entrada de locais públicos e estabelecimentos comerciais, para suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, para pessoas que prestem cuidados a suspeitos de terem COVID-19 e transportes públicos.

Mas o mau uso de máscara cirúrgica pode conferir uma falsa sensação de segurança, pelo que há uma série de cuidados que, segundo a Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, deve ter. A máscara mal colocada e mal retirada não funciona.

A máscara pode ainda levar à acumulação de vírus se usada muitas horas.

O contacto das mãos com a máscara contaminada leva à propagação da doença. As pessoas que possam estar infectadas devem sempre colocar uma máscara.

Evitar socializar

O tempo, apetece, a saudade aperta, mas enquanto a pandemia não for irradiada nada pode ser como antes e devemos ter muitos cuidados. O número de assintomáticos (pessoas sem sintomas mas infectadas) é muito grande e ainda por cima é impossível de prever.

Devemos para já evitar grandes encontros, grande s jantares, etc. É só mais um bocadinho!

Proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Nunca uses as mãos para o fazer nas alturas em que não está a usar máscara, pois elas são um dos principais veículos de transmissão da doença.

Usa, antes, um lenço de papel ou o antebraço. Se for um lenço é deitar fora imediatamente.

Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos

A COVID-19, como já foi amplamente divulgado, transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando falamos, tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, o nariz e/ou os olhos de quem estiver mais próximo.

Essas gotículas também podem depositar-se nos objetos ou nas superfícies que rodeiam a pessoa infectada e depois infectar outras pessoas que, depois de tocarem nestes objectos ou nessas superfícies, levem as mãos aos olhos, nariz ou boca.

Apesar de a OMS ter vindo dizer que não há evidência de contagio por contacto em objectos, mais vale prevenir do que remediar.

Seguir as informações das fontes oficiais

O número de informações falsas é enorme e o pânico que isso provoca é avassalador. Recomendamos a seguir as informações da Direção-Geral da Saúde.


Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: