Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NEC e Kagome fornecem serviços de IA para melhorar produção de tomate

NEC e Kagome fornecem serviços de IA para melhorar produção de tomate
Share it:
A NEC Corporation acaba de anunciar a conclusão de um acordo de parceria estratégica com a Kagome Co., Ltd. que tem como objetivo lançar serviços de apoio à gestão agrícola para as principais empresas de transformação de tomate através da utilização da tecnologia de inteligência artificial (IA).

NEC e Kagome fornecem serviços de IA para melhorar produção de tomate

O novo serviço tira partido da plataforma TIC da NEC com capacidade de IA para a agricultura – CropScope - para visualizar o crescimento do tomate e as condições do solo com base em dados de sensores e imagens de satélite, e para fornecer serviços de recomendação de gestão agrícola. Esta capacidade de IA permite ao serviço fornecer informações sobre o melhor momento e as quantidades ótimas de rega e fertilização para o cultivo de colheitas saudáveis. Como resultado, as explorações agrícolas são capazes de alcançar rendimentos estáveis e custos de cultivo mais baixos, ao mesmo tempo que praticam uma agricultura ambientalmente sustentável sem depender exclusivamente da competência técnica de cada agricultor.

Ao utilizar este serviço, as principais empresas transformadoras de tomate podem obter um entendimento global das condições de cultivo mais eficazes para a produção de tomate nas suas próprias explorações, bem como nas dos seus produtores contratados. Além disso, podem gerir de forma otimizada os momentos de colheita em todos os campos com base em dados objetivos, o que ajuda a reduzir a perda de rendimento e a melhorar a produtividade.

Prevê-se que o mercado da produção de tomate continue a expandir-se de acordo com o crescimento demográfico e económico, em especial nos países emergentes. No entanto, é necessário que a cultura sustentável do tomate supere uma série de desafios, tais como a diminuição do número de produtores e as questões ambientais.

A NEC e a Kagome começaram a colaborar na área da agricultura em 2015 e, em 2019, já tinham realizado demonstrações em diversas regiões, incluindo Portugal, Austrália e Estados Unidos. No ano 2019, uma experiência com recurso à utilização de IA na gestão agrícola, demonstrou que a quantidade de fertilizante utilizada no campo experimental foi cerca de 20% inferior à quantidade média usada em geral, produzindo 127 toneladas de tomate por hectare, o que é aproximadamente 1,3 vezes superior à média dos produtores portugueses, e quase o mesmo que o alcançado pelos produtores mais qualificados.

Com o objetivo de comercializar este serviço, a Kagome criou, este ano, uma Divisão de Agricultura Inteligente, numa primeira fase dirigida a clientes na Europa, e posteriormente com o objetivo de expandir o negócio para mercados de todo o mundo. Enquanto mercado promissor em termos de futuro, estão previstos para 2020 serviços experimentais de produção de tomate no Japão.

"Desde 2015 que a Kagome tem vindo a desenvolver, em colaboração com a NEC, tecnologias de apoio à gestão agrícola utilizando dados massivos, com o objetivo de realizar uma gestão agrícola que respeite o ambiente e seja altamente rentável no cultivo de tomate para transformação alimentar numa base global", afirmou Kengo Nakata, Diretor Geral da Divisão de Agricultura Inteligente. "Ao combinar o know-how agrícola da Kagome com a tecnologia de IA da NEC, vamos conseguir alcançar uma agricultura sustentável", acrescentou.

"Para a NEC é uma enorme satisfação a assinatura deste acordo de parceria estratégica com a Kagome, e o lançamento conjunto deste serviço de apoio à gestão agrícola com recurso à IA, direcionado para a indústria da transformação do tomate", reforçou Masamitsu Kitase, Diretor Geral da Divisão de Desenvolvimento de Negócio. "Ao acelerar a digitalização da agricultura, a NEC pretende contribuir para uma agricultura sustentável que possa responder de forma flexível às questões sociais globais em matéria de alterações climáticas e segurança alimentar", acrescentou.



Imagem 2: Portal de gestão agrícola e informação intensiva para agricultores
Compartilhando e consolidando a experiência dos técnicos agrícolas para treinar as gerações futuras


1. Mais-valias do Serviço

Serviços de visualização
Agricultores
(Produtores de tomate)
É possível detetar rapidamente irregularidades e reduzir o risco de cultivo através da visualização da situação de um grande campo.
Técnicos
agrícolas 
Mesmo que um campo seja de grande dimensão, é possível identificar com precisão as áreas onde se verificam irregularidades e fornecer orientações com base em dados precisos.
Os principais transformadores de tomate
A produtividade pode ser melhorada através de ajustamentos ótimos da colheita total, com base em dados objetivos.
2. Modelo de Negócio

A Kagome fornece principalmente "serviços de visualização" e "serviços de recomendação de gestão agrícola" às empresas de transformação de tomate

As principais empresas transformadoras de tomate utilizam ambos os serviços para apoiar o cultivo dos produtores de tomate

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: