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PROCURA DE EMPREGO CAI 56% ENTRE JANEIRO E ABRIL EM PORTUGAL CONTINENTAL

PROCURA DE EMPREGO CAI 56% ENTRE JANEIRO E ABRIL EM PORTUGAL CONTINENTAL
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Porto (-61%), Lisboa (-58%) e Faro (-55%) destacam-se como os distritos com quebras mais acentuadas 

PROCURA DE EMPREGO CAI 56% ENTRE JANEIRO E ABRIL EM PORTUGAL CONTINENTAL

Principais conclusões: 
  • Em sentido inverso, Bragança (+97%) e Portalegre (+1%) são as únicas regiões do país que registam aumentos de procura na comparação de janeiro com abril deste ano. 
  • Restauração, Hotelaria e Turismo (29%); Domésticos e Limpezas (13%); Construção Civil (11%); Comercial (6%); e Assistente de Loja e Caixa (6%) são as subcategorias mais procuras em 2020. 
  • No entanto, na comparação entre o período pré Covid-19 e já durante a pandemia, a subcategoria com maior quebra na procura foi Restauração, Hotelaria e Turismo (- 7%). Já nas subcategorias de Transportes e Logística (+13%); Domésticos e Limpezas (+10%); e Construção Civil (+6%) verificou-se uma subida. 
  • Contudo, ao contrário do que poderia ser expectável, na comparação entre os primeiros quatro meses deste ano e o mesmo período em 2019, a procura regista um ligeiro crescimento de 0,03%. Isto deve-se, sobretudo, aos valores-recorde atingidos durante janeiro e fevereiro de 2020. 
  • Em termos de oferta, o número total de anúncios ativos entre janeiro e abril de 2019 passou de 38.942 para 38.715 (-0,6%) no mesmo período deste ano. 
  • No que concerne às subcategorias mais anunciadas, também se registam quebras muito significativas entre janeiro e abril deste ano: Restauração, Hotelaria e Turismo (-84%); Saúde e Beleza (-60%); Construção Civil (-47%); Comercial (-37%); e Transportes e Logística (-33%). 
  • O TOP3 de palavras mais pesquisadas antes da Covid-19 era composto por “part time”, “empregada doméstica” e “limpeza”. Já durante a pandemia o TOP3 era “uber eats”, “part time” e “cozinheira”. 

O OLX acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma, no qual analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios) e oferta (anúncios ativos) da sua categoria de emprego. As conclusões agora apresentadas examinam os primeiros quatro meses de 2020 e comparam-nos com o mesmo período do ano passado.
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