Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

SCAM e Scamalytics - Tudo o que deves saber

SCAM e Scamalytics - Tudo o que deves saber
Share it:
Antes de falar do Scamalytics é preciso entender bem o conceito para saber com o que estamos a lidar. Por isso aí vamos nós.

SCAM e Scamalytics - Tudo o que deves saber

O que é SCAM?


SCAM é uma prática de engano, que tende a enganar a vitima. normalmente em troca de dinheiro, prémios, etc, e serve como recolha de dados confidenciais e infelizmente esta prática é muito comum em emails, SMS ou mesmo em publicidade enganosa que vez por ai nos sites.

"Acede aqui e ganha um carro", "Parabéns acabaste de ganhar um telemóvel", "Para levantar o teu prémio segue o seguinte link", estes são apenas alguns exemplos das tácticas utilizadas.

Um dos sítios onde se pratica este crime é em sites de romance ou sites de conteúdo para adultos. A prática baseia-se em induzir de alguma forma a vítima a enviar dinheiro em troca de promessas tentadoras.

O SCAM pode assumir várias formas entre as quais, O SCAM amoroso, onde a vítima é seduzida e manipulada. O primeiro contacto ocorre geralmente em sites de relacionamento, onde as pessoas conversam, o Scammer cria um perfil falso onde diz ser uma pessoa bem sucedida, geralmente com uma profissão que desperta a atenção e depois de vários "flertes" com a vítima começam a pedir dinheiro e normalmente utilizam a desculpa de ter que a ir visitar ou está a passar por um dificuldade momentânea, esqueceu-se da carteira, etc. Normalmente são muito bons nisto, é preciso ter mesmo muito cuidado.

Como evitar SCAM?


Quando vires, ganhaste um prémio, vais ficar rico, é a mulher da tua vida, passatempo brutal, etc, evita entrar nisso e deixares lá o teu email.

O email é, digamos a entrada do golpe, depois disso começas a receber emails ainda mais tentadores até que te acabam por convencer a entrar em algum esquema.

Normalmente esses email de "sonho" são sempre mentira, ninguém fica rico do dia para noite a não ser que ganhe o Euromilhões.

Ninguém conhece a mulher dos sonhos, assim do nada. É preciso muito cuidado.

Se estiveres atento consegues logo identificar falhas por parte do scammer. Erros de gramática provenientes de tradutores são um exemplo outro é quando num email de pedem para seguir um link onde te é exigido demasiadas informações, então financeiras é de desligar logo do assunto.

Instalar coisas provenientes de emails é para esquecer e abrir anexos esquisitos também. Dá uma vista de olhos neste artigo.

A maior da dica que podemos dar é que não deves confiar em nada e em ninguém. Nenhum serviço é de graça, nenhum prémio cai do céu, e por isso não te deixes enrolar por esses esquemas.

Outro tipo de Scam que mais vitimas faz é o Scam amoroso em que normalmente a vitima conhece alguém online, muito provavelmente nas redes sociais e em aplicações de mensagens ou relacionamentos.

O scammer normalmente é a pessoa dos teus sonhos e acabas por te apaixonar com muita facilidade. As fotos dos perfis falsos dos scammers experientes nunca são de pessoas muito atraentes, para não dar bandeira. A partir daí, depende muito da flexibilidade da vítima, que pode ser facilmente influenciado ou não, na maioria dos casos são necessários cerca de três meses para que os scammers que se dizem ricos, de família e muito bonitos, começarem a passar por dificuldades e sofrerem de  tragédias repentinas.

Normalmente eles fazem um estudo aprofundado sobre ti, antes de meter conversa, por isso cuidado com o que partilhas.

Problemas de saude, morte familiar, acidente, esquecimento da carteira, são penas alguns exemplos das mentiras dos scammers.

Por isso muita atenção a isto!

Scamalytics


Esta ferramenta pode ter uma utilidade extrema. Permite identificar se um IP é ou não uma fraude, e se tiveres duvidas deves utilizar.
 
SCAM e Scamalytics - Tudo o que deves saber
quanto a nós, pode estar descansado

Num email facilmente identificas um IP, num site que tenhas duvidas também e a partir daí é só meter o endereço IP neste site e ver se ele é ou não uma fraude: https://scamalytics.com/.

Este site não serve apenas para as vitimas mas também para as plataformas. Ajuda a remover automaticamente os scammers das plataformas em tempo real, economizando tempo e dinheiro da empresa e melhorando a reputação da marca.

Espero que tenha sido útil.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: