Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

TuneIn considerado uma violação dos direitos de autor

TuneIn considerado uma violação dos direitos de autor
Share it:

Sou utilizador desta grande aplicação de Radio e acho-a extremamente útil, pois permite termos as rádios todas ali numa única aplicação sem termos que sintonizar.

TuneIn considerado uma violação dos direitos de autor

Mas infelizmente, as últimas acções da indústria musical do Reino Unido contra o TuneIn parecem uma tentativa de bombardear os fãs de rádio de volta à idade da pedra. 

Se um site de torrent, IPTV ou plataforma de streaming tem uma função específica para distribuir conteúdo premium protegido por direitos de autor, esta plataforma de musica não faz mesmo parte desse grupo.

Para aqueles que não conhecem a rádio TuneIn, é basicamente um grande agregador de links de streaming de rádio já existentes na web e foi bloqueada no Reino Unido.

Isso se deveu a uma ordem do Tribunal Superior obtida pelas gravadoras Sony e Warner, que argumentaram com sucesso que o serviço, tornou-se essencialmente uma emissora quando ofereceu links para um "novo público" no Reino Unido. 

A título puramente jurídico e com base na jurisprudência existente no Reino Unido e na UE, a decisão faz muito sentido. Quando o acesso a conteúdo não licenciado é facilitado para um novo público, seja por meio de estações de rádio da Internet ou outras plataformas baseadas na Internet, isso geralmente equivale a uma violação da lei de direitos de autor. 

No terreno, entretanto, já estamos a ver que os efeitos podem ser muito mais profundos. A decisão da TuneIn de bloquear o acesso a uma grande variedade de estações que transmitem conteúdo não pertencente à Sony ou Warner mostra que o efeito de paralisação já está em andamento e, infelizmente, só tende a piorar.

A TuneIn, nos últimos meses, tem trabalhado com as emissoras para confirmar seu status de licenciamento, removendo de nossa plataforma as estações de rádio cujo status de licenciamento não pode ser verificado. 

Se uma decisão pode ser obtida no Reino Unido para obrigar o bloqueio geográfico de estações internacionais, então pode também acontecer noutro lugar e abre-se um precedente.

Pessoalmente uso muito a aplicação TuneIn e dá-me imenso jeito e espero que não haja consequências graves no resto do mundo.

E tu usas?

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: