Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Fundação AFID Diferença apresenta segunda edição do Prémio Dra. Maria Lutegarda

Fundação AFID Diferença apresenta segunda edição do Prémio Dra. Maria Lutegarda
Share it:
A Fundação AFID Diferença apresenta a segunda edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia vai decorrer no dia 21 de outubro, pelas 17 horas, no Auditório Dra. Maria Lutegarda, na sede da Fundação AFID Diferença. No dia da cerimónia, ficam abertas as candidaturas para o Prémio.
 
Fundação AFID Diferença apresenta segunda edição do Prémio Dra. Maria Lutegarda

O lançamento do Prémio, que pretende homenagear a Senhora Doutora Maria Lutegarda, ex-Diretora da Fundação, falecida em 2016, que em vida sempre se empenhou em elevar o conhecimento na área, é também um incentivo para os académicos e para a Academia investigarem e aprofundarem reflexões na área da Reabilitação.

Este Prémio, que é uma iniciativa bienal, pretende também promover a inclusão social, o combate à discriminação com base na deficiência, a promoção da igualdade de oportunidades para estas pessoas na sociedade, assim como a sua autonomia e a sua participação, e a contribuição para a promoção de boas práticas na intervenção e, consequentemente, na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

A cerimónia vai decorrer de acordo com as regras de segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde e vai contar com um número reduzido de convidados, devido ao contexto de pandemia causado pela Covid-19. Vão estar presentes os membros dos Órgãos Sociais da Fundação AFID Diferença, Jurados e personalidades convidadas. A cerimónia vai ainda contar com vencedores da primeira edição do Prémio e personalidades convidadas.

Domingos Rosa, Presidente da Fundação AFID Diferença, afirma: “Pretendemos, com este Prémio, homenagear quem tanto contribuiu para a Fundação AFID Diferença enquanto incentivamos o avanço da investigação na área da Reabilitação, sempre tendo em vista a promoção da inclusão social daqueles que vivem com a Deficiência”.

A primeira edição do Prémio de Investigação Dra. Maria Lutegarda, que ocorreu em 2018, teve como vencedora Maria Cristina Marques Ferreira Simões, que recebeu um prémio no valor de 8000€ pelo projeto “A Qualidade de Vida de Crianças e Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Contributo para Educação Inclusiva”. Por sua vez, as duas menções honrosas, com o valor, cada uma, de 1500€, foram atribuídas ao trabalho “Transição para a Vida Adulta no Contexto da Deficiência, Estudo das variáveis pessoais e sociais associadas a um processo de sucesso e desenvolvimento de um modelo de intervenção inclusivo”, de Lúcia Maria Neto Canha, e ao trabalho “A investigação-ação no campo da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”, de Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Santos.Sobre a Fundação AFID Diferença:

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebra em 2020 35 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemora 15 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence. Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.

Mais em: https://www.afid.pt/
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: