Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Bosch desenvolve primeiro ecrã dividido do mundo para motociclos: Componente eletrónica e HMI desenvolvidos em Braga

Bosch desenvolve primeiro ecrã dividido do mundo para motociclos: Componente eletrónica e HMI desenvolvidos em Braga
Share it:
Componente eletrónica e HMI desenvolvidos em Braga
  • Equipa de engenheiros da Bosch em Braga responsável pelo desenvolvimento da eletrónica e da componente HMI (interface homem-máquina) desta solução inovadora.
  • Tela dividida num display TFT de 10.25 polegadas que apresenta informações importantes do veículo e conteúdo de condução sem distrair o piloto.
  • 90% dos condutores usam o smartphone para se prepararem para a viagem ou para seguirem orientações durante o caminho - a solução de integração de smartphone mySPIN torna a condução mais segura e confortável.
A Ducati e a Kawasaki vão introduzir o mySPIN para trazer as apps de condução para as suas motocicletas. 

Um ecrã dividido programável de forma livre, que exibe simultaneamente informações do veículo e conteúdos de uma aplicação para smartphone, era algo exclusivo dos carros premium até há bem pouco tempo. O novo cluster de conectividade integrada da Bosch disponibiliza este recurso para motociclos na forma de um display TFT de 10.25 polegadas. Além disso, a solução de integração de smartphone mySPIN traz o conteúdo do telefone conectado para o visor do motociclo. Uma pesquisa representativa realizada pela Bosch junto de 2.600 motociclistas concluiu que oito em cada dez acolheriam bem esta funcionalidade. “Os nossos clusters em conjunto com a mySPIN oferecem uma nova experiência de condução com mais segurança e conforto para os motociclistas. Para nós, este é o próximo passo em termos de conectividade para as motocicletas”, afirma Geoff Liersch, presidente da unidade Two-Wheeler & Powersports da Bosch.

Informação com rapidez 

O novo display TFT de 10.25 polegadas é lançado este ano numa estreia para motos da BMW. As novas dimensões do ecrã mostram todas as informações relevantes em simultâneo sem distrair o piloto. Os utilizadores decidem sobre o conteúdo que desejam ver no ecrã, e toda a informação a poder ser controlada pelo condutor. O conteúdo de uma app de smartphone, por exemplo, é adaptado automaticamente através do mySPIN para mostrar informações relevantes de acordo com o tamanho do visor do motociclo. O ecrã dividido continua a mostrar indicadores importantes, como a velocidade e outros avisos.

Conectividade com segurança

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bosch, quase 90% dos condutores recorrem ao seus smartphones na fase de preparação da viagem ou enquanto esta decorre. Um terço estes condutores são expostos a um elevado risco ao utilizarem o seu smartphone durante a condução. A Bosch desenvolveu a solução de integração de smartphone mySPIN para tornar o uso do conteúdo do smartphone mais seguro e confortável. Disponível no segmento dos motociclos desportivos desde 2018 – o que inclui, por exemplo, os chamados veículos todo-o-terreno ou embarcações pessoais - nos veículos da BRP, o mySPIN será a partir de agora, e pela primeira vez, introduzido no segmento das motocicletas. A Ducati irá apresentá-lo em conjunto com o também novo ecrã de conectividade de 6.5 polegadas da Bosch sem a opção de ecrã dividido. “Queremos que os motociclistas possam aceder ao conteúdo do smartphone de forma integrada e fácil. Com a plataforma mySPIN e o cluster de conectividade integrada, encontramos a forma certa de fazer com que isso aconteça”, afirma Vincenzo De Silvio, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ducati. A partir de 2021, também a Kawasaki irá implementar esta solução.

O piloto tem acesso a uma diversificada oferta de serviços através de vários aplicações específicos para motocicletas. Com parceiros como a REVER para fazer o download, rastrear e partilhar rotas fascinantes com uma comunidade de pilotos interessados, a Genius Maps e a Sygic para encontrar o caminho para um hotel ou para o restaurante mais próximo, e a Dash Radio para se poder usufruir de uma rádio digital premium gratuita, a mySPIN oferece uma experiência de condução melhorada. O portfólio de aplicações será continuamente expandido numa base global.

Soluções abrangentes

Como fornecedor líder de sistemas de segurança para motocicletas, a principal prioridade da Bosch é tornar a condução mais segura, e proporcionar aos motociclistas uma experiência mais confortável e emocionante. A conectividade entre o piloto e o motociclo e o seu meio envolvente desempenha um papel crucial. Um exemplo disso é o Help Connect. O sistema de chamadas de emergência digitalmente conectado para motocicletas que aumenta a segurança no trânsito, permitindo o envio rápido e automático de serviços de emergência e apoio em caso de acidente. Mais uma prova de como a Bosch está a tornar os veículos motorizados de duas rodas mais adequados e aptos para as necessidades da mobilidade do futuro.

Eletrónica desenvolvida em Braga 

A unidade da Bosch em Braga teve um papel muito importante no desenvolvimento desta solução inovadora, uma vez que toda a componente eletrónica do display de 10.25 polegadas foi desenvolvida por uma equipa de engenheiros portugueses. Para além disso, a Bosch em Braga esteve ainda envolvida no desenvolvimento do ecrã de 6.5 polegadas, seja a parte eletrónica; a mecânica, em conjunto com os engenheiros da Bosch na Alemanha; e a componente de desenvolvimento de software, que teve toda a vertente HMI (interface homem-máquina) criada e desenvolvida em Braga.

Esta equipa continua a trabalhar com o objetivo de no futuro adicionar novas funcionalidades a estes dispositivos. Através do projetos de inovação com a Universidade do Minho, estão a ser desenvolvidas novas formas de integração de Apple Car Play, ferramentas de controlo por voz, integração com Mobile Apps para partilha de dados do veículo, entre outras funcionalidades.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: