Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Altiostar e NEC apresentam Fronthaul Aberto O-RAN no Global O-RAN ALLIANCE Plugfest

Altiostar e NEC apresentam Fronthaul Aberto O-RAN no Global O-RAN ALLIANCE Plugfest
Share it:
Evento organizado pela Bharti Airtel na Índia
Altiostar e NEC apresentam Fronthaul Aberto O-RAN no Global O-RAN ALLIANCE Plugfest
A Altiostar e a NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anunciaram a sua participação no primeiro evento plugfest para a O-RAN ALLIANCE na região da Índia. A entidade anfitriã deste evento foi a Bharti Airtel (Airtel), o maior fornecedor de serviços integrados de telecomunicações da Índia, e o objetivo do O-RAN Plugfest consistiu em testar e demonstrar a crescente maturidade do ecossistema O-RAN.

A Airtel, a Altiostar e a NEC uniram-se neste projeto para demonstrar pela primeira vez, a nível global, a interoperabilidade e integração de unidades massivas de rádio MIMO (O-RU) e unidades virtualizadas distribuídas (O-DU) que correm em servidores comerciais prontos para uso (COTS). O projeto inclui uma interface comercial Open Fronthaul end-to-end baseada nas especificações O-RAN. Desta demonstração fez parte a apresentação de protocolos das camadas de controlo, utilizador, sincronização e administração, incluindo RCT 3GPP e casos de desempenho.

O propósito e o escopo desta demonstração passaram por mostrar a opção O-RAN 7.2x de integração funcional dividida entre uma O-DU virtualizada da Altiostar e uma NR O-RU (unidade de rádio 5G) da NEC. A demonstração visou também mostrar de que forma esta instalação integrada pode ser utilizada na implementação de uma rede EN-DC end-to-end (arquitetura 5G não standalone).

Futuramente, a Altiostar e a NEC vão continuar a trabalhar em conjunto para promover novos níveis de abertura em redes de acesso rádio (RAN) e em redes 5G de próxima geração.

“Atualmente, as redes de acesso rádio 4G e 5G estão a passar por uma transformação profunda à medida que a indústria de redes sem fios está a mudar para uma arquitetura aberta e nativa na cloud, conduzida por fornecedores como a Altiostar e a NEC, que estão na vanguarda do fornecimento de soluções de software e rádio baseadas nos padrões O-RAN”, afirmou Anil Sawkar, Vice-presidente de Engenharia e Operações da Altiostar. O mesmo referiu ainda que “dezenas de operadoras móveis a nível mundial, tanto novas como já existentes, estão a testar e a implementar redes O-RAN, à medida que se dão conta dos benefícios desta nova abordagem, nomeadamente em termos de redução de custos, aumento da automação e um tempo de comercialização mais rápida para os serviços”.

“Fornecer inovações abertas que se adaptem aos padrões industriais na rede de acesso rádio é fundamental para acelerar o caminho dos nossos clientes em direção à implementação de redes Open RAN e ao fornecimento de redes mais flexíveis e eficientes que respondam aos requisitos de casos de uso com a tecnologia 5G mais avançada”, explicou Kasuhiko Harasaki, Vice-Diretor Geral da Divisão de Soluções para Operadoras da NEC Corporation. “Para a NEC é uma honra contribuir em iniciativas de verificação de interoperabilidade na Índia, relativamente a inovações Open-RAN”, reforçou Kazuhiko Harasaki.

A Airtel tem sido membro da O-RAN ALLIANCE desde o seu início, em 2018, tendo sido a primeira operadora na Índia a implementar comercialmente uma solução RAN virtual com base numa arquitetura aberta e desagregada definida pelo O-RAN. "Estamos muito satisfeitos por nos tornarmos parceiros da comunidade global O-RAN. O nosso trabalho com a Altiostar e a NEC para demonstrar a O-RAN O-DU e O-RU, o 5G RTC e o desempenho E2E é mais um passo em direção à construção de sistemas 5G com arquitetura de rede aberta”, disse Randeep Sekhon, CTO da Bharti Airtel.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: