Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia de Mudar de Password com a devolo

Dia de Mudar de Password com a devolo
Share it:
1 de fevereiro é "Dia de Mudar de Password": proteja também o seu Wi-Fi!
Dia de Mudar de Password com a devolo
O "Dia de Mudar de Password" relembra-nos de tomar mais atenção à segurança das nossas passwords. Isto porque as nossas passwords protegem agora dados mais sensíveis e pessoais do que nunca. Aqui ficam algumas informações e dicas para uma utilização sensata e segura de passwords – incluindo as do Wi-Fi.

As chaves para a nossa casa digital

Fazemos login para aceder a serviços bancários online, contas em lojas online, redes sociais e serviços de streaming. As nossas vidas diárias estão a tornar-se cada vez mais digitais e, como resultado, as nossas passwords estão a aumentar em quantidade e relevância. Em teoria, ninguém disputa a importância destas passwords, mas na prática continuam a ser negligenciadas com frequência. Isto é claramente demonstrado pela lista das 200 passwords mais usadas em 2020 compilada pela NordPass: para além dos exemplos típicos como “123456” e “senha”, o top 20 para 2020 inclui também entradas como “iloveyou” que – por muito romântica que pareça – não é exatamente segura.

No fundo, não há nada romântico sobre os perigos da criminalidade cibernética. Todos os dias tanto os dados privados como os empresariais estão em risco. Isto significa que é muito importante usar passwords responsavelmente e tê-las em mente como parte do "Dia de Mudar de Password". As boas notícias: as passwords seguras não precisam de ser alteradas regularmente. Se algumas regras básicas forem seguidas, as passwords podem ser mantidas durante muito tempo.

Dicas para passwords fortes

Existem algumas dicas fáceis de usar para gerir contas online de forma tão segura quanto possível e escolher passwords fortes. Aqui ficam as mais importantes:
  • As passwords devem ser tão longas quanto possível
  • Devem usar combinações de caracteres únicas em vez de palavras do dicionário
  • As passwords nunca devem ser usadas mais do que uma vez para diferentes serviços
  • A autenticação de dois fatores deve ser usada em todos os serviços que a ofereçam
Se seguir estas regras, então não é necessário mudar de password a não ser que sejam roubados dados de um serviço que utilize. No entanto, isto levanta a questão de como é suposto criar e memorizar estas passwords. Uma dica para resolver este problema é inventar frases adequadas para as aplicações e gerar as respetivas passwords a partir delas. Por exemplo, a frase para a unidade central doméstica inteligente pode ser "A Casa Inteligente para a nossa Família de 4 membros controla as Lâmpadas em todas as 6 Divisões!" — resultando na password "ACIpanFd4mcaLeta6D!".

Os gestores de passwords tornam a vida mais fácil

Gerir passwords com segurança é muito mais conveniente com um gestor de passwords. Estas ferramentas oferecem a possibilidade de guardar todas as passwords ou parte delas. Não se esquecem de nada e podem até ser usados para gerar passwords que são garantidamente aleatórias. Existem também apps para dispositivos móveis ou extensões para browsers que tornam a introdução de passwords ainda mais conveniente. Há agora uma enorme seleção de ferramentas destas com uma grande variedade de métodos para sincronizar dados e para um vasto conjunto de cenários de utilização.

O segurança do seu Wi-Fi

Ao pensar sobre este assunto, é particularmente importante incluir também a password do Wi-Fi residencial. Afinal de contas, esta chave de acesso sem fios protege a sua rede doméstica e todos os dispositivos a ela ligados. Assim, deve-se tomar atenção não só a ter uma password forte, como também a usar funções de segurança de ponta. Estas incluem, por exemplo, encriptação baseada em normas atuais (pelo menos WPA2). Obviamente, estas funcionalidades têm que estar presentes não só no router, como também em todos os outros dispositivos que transportam o sinal Internet através das quatro paredes da casa — como os adaptadores powerline com função Wi-Fi. Os especialistas em rede alemães da devolo fornecem este tipo de solução de rede doméstica segura com a série de produto Magic. Os versáteis adaptadores transformam qualquer tomada elétrica num ponto de acesso ultrarrápido para ligações à Internet com ou sem fios e são compatíveis com as mais recentes normas de segurança: o WPA3 e o WPA2 protegem a rede doméstica contra intrusos, e funcionalidades adicionais como acesso para convidados via código QR permitem aos utilizadores dar passwords complexas e seguras aos seus convidados enquanto continuam a garantir um acesso conveniente.

Preços e disponibilidade

A maneira ideal de começar a usar redes domésticas seguras com a devolo é através do Starter Kit Magic 1 WiFi mini que inclui dois adaptadores por apenas 99,90 euros. Utilizadores mais avançados podem optar pelo Start Kit Magic 2 WiFi next por 199,90 euros para obter uma forte combinação de Wi-Fi e LAN Gigabit que chega verdadeiramente a todos os dispositivos terminais. Com o Starter Kit Mesh Wi-Fi 2 por 249,90 euros, é possível construir uma rede mesh Wi-Fi nativa dentro das quatro paredes da casa. Todos os preços especificados incluem IVA, e todos os produtos mencionados são compatíveis entre eles para que a rede doméstica possa ser flexivelmente expandida. Para além disso, a devolo oferece uma garantia de três anos em todos os produtos.

Mais informações: https://www.devolo.pt/
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: