Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ESET revela que metade dos utilizadores de apps financeiras desconhece se os seus dados são vendidos

ESET revela que metade dos utilizadores de apps financeiras desconhece se os seus dados são vendidos
Share it:
Um total de 42% dos utilizadores de computadores e dispositivos móveis em todo o mundo utilizam já uma aplicação FinTech gratuita (home banking, gestão de cartões de crédito, etc.), mas metade desconhece se essa app vende os seus dados.
ESET revela que metade dos utilizadores de apps financeiras desconhece se os seus dados são vendidos

A revelação foi feita hoje na sequência de um estudo da empresa de cibersegurança ESET, a qual realizou um inquérito global que envolveu mais de 10 mil utilizadores no Reino Unido, EUA, Austrália, Japão e Brasil.

Os utilizadores responderam a uma série de questões sobre tópicos referentes a cibersegurança e tecnologia financeira. O estudo revelou dados interessantes sobre a forma como os consumidores protegem a sua informação sensível quando utilizam este tipo de aplicações.

O estudo demonstra que, além do elevado número de consumidores que não sabe se os seus dados estão a ser vendidos, apenas 31% admitiu ter lido os “termos e condições” de uma app FinTech antes de a instalar e uma percentagem ainda menor (29%) leu a “política de privacidade” respetiva.

Estes resultados mostram quais as ações que os utilizadores em todo o mundo tomam (ou não) para se protegerem a si e às suas finanças – e que, em resultado dessas medidas, muitos deles poderão estar vulneráveis relativamente a ciberameaças.

Quase metade de todos os inquiridos (48%) não usam uma VPN e, mais grave, 42% fazem login às suas aplicações financeiras em pontos de acesso Wi-Fi públicos. E, mesmo entre os 20% dos que consideram ter um nível de proficiência digital “avançado”, cerca de um terço (31%) não utiliza um gestor de passwords.

Interessante também é o facto de que, entre os 22% dos inquiridos classificados como “FinTech adopters” (aqueles que usam quatro ou mais apps deste tipo), 93% têm software de segurança instalado em pelos menos alguns dos seus dispositivos; mas entre os chamados “FinTech non-adopters” (os que usam apenas entre uma e três apps), esta percentagem desce para 85%.

Este facto pode indicar que os consumidores que estão mais interessados em utilizar apps FinTech são também os que têm uma maior consciência sobre os perigos e tomam precauções relativas à cibersegurança no que diz respeito às suas finanças pessoais.

Ao comentar estes resultados Ignacio Sbampato, chief business officer da ESET, disse que “proteger os dados financeiros e sensíveis dos utilizadores nunca foi tão importante como agora. A tecnologia financeira tem um papel a desempenhar no caminho para a recuperação económica a nível pessoal e da sociedade, e é vital que as soluções FinTech e os seus utilizadores estejam protegidos adequadamente.”

“O que descobrimos sobre os consumidores e as suas atitudes relativas à segurança dos dados”, continuou este responsável, “revela que muitas pessoas podem estar vulneráveis a ciber-riscos e a nossa missão é assegurarmo-nos de que a informação mais valiosa dos utilizadores de tecnologia está protegida com o software de segurança mais avançado”.
 
Mais informação: https://www.eset.com/pt/
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: