Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é resolução 8K?

O que é resolução 8K?
Share it:
Ecrãs com resolução 8K estão prestes a tornar-se cada vez mais populares. As marcas de TVs já estão a olhar de forma muito séria para esta tecnologia e já apresentaram bastantes modelos.
O que é resolução 8K?
Isso significa que é provável que ouças cada vez mais a palavra '8K' - mas quando se trata de entender o que exatamente 8K significa para qualidade de vídeo, home cinema e para nós, a resposta nem sempre é tão simples. 

2019 foi quando o 8K realmente começou, com o LG 8K OLED e o LG SM99 a ocupar espaço nas prateleiras ao lado do Samsung Q950R QLED, Sony Z9G e a nova TV X-Series da TCL. 

Já existem alguns modelos de TVs 8K e por isso temos que entender melhor o que isso significa. 

Nos próximos anos, podes ouvir falar sobre 8K Association - uma comunidade de fabricantes de TV que inclui Samsung Electronics, Panasonic , Hisense , TCL e AU Optronics. 

Essa associação foi criada para guiar o padrão visual do futuro e introduziu um novo padrão 8K para garantir que os consumidores saibam que estão a obter  a nível de especificações mínimas adequadas para o painel de alta resolução. 

À medida que as fabricantes, emissoras e estúdios de produção estão a começar a apoiar a nova tecnologia, é crucial saber o que podes esperar ver nas televisões nos próximos anos, e a tecnologia 8K que está realmente a singrar. 

Vamos tentar aqui explicar o que é o 8K, como funciona e a diferença que faz em relação ao 4K. 

O que é resolução de 8K? 

8K tem quatro vezes mais pixeis do que imagens 4K, medindo 7680x4320 pixeis, o que equivale a um total de 33.177.600 pixels. 
Num ecrã de 65 polegadas, eles são tão pequenos que nem conseguirás distinguir a estrutura de pixeis, embora as TVs de 8K sejam muito maiores. 

Por que é chamado de 8K? 

É chamado de 8K porque as imagens têm cerca de 8.000 pixeis de largura, mais ou menos algumas centenas, mas a especificação também vem sob o termo Ultra HD, então por vezes usa-se o termo Ultra HD 8K. 

Outros ainda o chamam de 8K Super Hi-Vision, como a NHK, a maior emissora pública do Japão, que o inventou no ano 2000 e o divulgou em 2012 . 

Todos esses pixeis extras importam? 

As TVs Full HD 1080p fornecem uma imagem de dois megapixeis, o que não é muito comparado ao que a câmara do smartphone é capaz (hoje em dia). 

O 4K aumenta para oito megapixeis, o que ainda não parece muito impressionante considerando as capacidades da visão humana e, novamente, o que os smartphones agora podem alcançar. 

Portanto, a imagem de 33 megapixeis de 8K, pode fornecer o tipo de imersão que estamos à procura. 

As TVs 8K já estão à venda? 

Sim, e já há algum tempo. A primeira foi a TV 98ZHQ2R de Chang Hong que surgiu em 2017, mas a TV de 98 polegadas era uma estrutura ainda incomportável a nível de tamanho e peso. 

Mas agora tudo mudou, a última onda de TVs 8K são tão finas quanto os modelos de TV 4K existentes.

Existem diferentes tipos de 8K? 

A LG lançou uma gama de TVs de 8K um ano depois de terem sido anunciadas pela primeira vez, mas o interessante é que a LG afirma que os concorrentes não oferecem a mesma experiência que as 8K reais da LG. 

Então, qual é esse argumento sobre "8K reais"? Bem, a LG está a citar o Information Display Measurements Standard (IDMS) para diferenciação de pixeis, argumentando que as TVs 8K não devem ser definidas apenas pelo número de pixels que têm (7.680 x 4.320), mas também o quão bem o painel de TV pode distinguir / contraste entre esses pixels. 

Se esses minúsculos pontos auto-emissivos começarem a juntar o brilho ou as cores da sua saída, não haverá sentido em ter tantos. A LG afirma que suas novas TVs 8K alcançam essa modulação de contraste (CM) "na faixa de 90 por cento", levando ao que chama de "8K real". (O padrão IDMS requer apenas 25 por cento para imagens ou 50 por cento para texto) 

Essas reivindicações vieram apenas um dia depois que a Associação 8K, uma organização para encorajar a adoção e o desenvolvimento do 8K, com membros como Samsung, Panasonic, Hisense e TCL (não a LG), estabeleceu o seu próprio padrão para TVs 8K. 

São coisas mais sensíveis, como portas HDMI 2.1, taxas de quadros altas o suficiente, resolução de 8K e um mínimo de 600 nits de brilho máximo, mas não há nenhuma menção à medição de modulação de contraste usada pela LG. 

Uma TV 8K precisa de HDMI 2.1? 

Sim , e todos eles terão a nova especificação do cabo HDMI, que pela primeira vez permite a passagem de resoluções de 8K. 

HDMI 2.1 é o maior capacitador da revolução de resolução de 8K que está por vir, garantindo que as TVs aceitem resoluções de 8K a 60 quadros (frames) por segundo (ou resolução de 4K a 120 quadros por segundo). 

De onde virá o conteúdo 8K? 

Existem muitas fontes que produzirão conteúdo de 8K. Em Hollywood, já começaram a usar a nova câmara RED Weapon 8K. E com o advento das TVs 8K verdadeiramente comerciais, certamente haverá um mercado crescente de conteúdo 8K de todos os tipos de estúdios de produção de TV tradicionais (e provavelmente da Netflix). 

A Samsung fez parceria com vários serviços de streaming em toda a Europa - incluindo CHILI, MEGAGOGO e The Explorers - para começar a exibir conteúdo 8K HDR10 + . 

Por ultimo os utilizadores já começarão a fazer vídeos 8K. GoPro Omni VR e Insta360 Pro já disparam em 8K.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: