Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

OLED vs LED vs LCD: Qual tecnologia de TV devemos escolher?

OLED vs LED vs LCD: Qual tecnologia de TV devemos escolher?
Share it:
Escolher entre as tecnologias de TV concorrentes OLED vs LED vs LCD não é fácil e é importante escolher a tecnologia certa para nós. 
OLED vs LED vs LCD: Qual tecnologia de TV devemos escolher?
É importante saber as diferenças das diferentes tecnologias. O mercado das TVs está repleto de siglas aparentemente impenetráveis ​​e convenções de nomenclatura bizarras. 
 
Por exemplo, QLED conta como LED, enquanto OLED não. Já aqui há uns tempos fizemos uma comparação entre QLED e OLED e por vezes não é assim tão simples de se perceber as diferenças.
 
E se estás a pensar comprar uma Televisão nova, esta pequena explicação é para te ajudar a decidir entre os conjuntos OLED, LCD e LED. 
 
Muitos aspectos das TVs são comuns em diferentes tecnologias de painel: tanto as TVs LED quanto as OLED LG usam a mesma plataforma webOS de smart TV, por exemplo, e podes encontrar uma combinação de tamanhos de TV, etc. 
 
Mas a diferença em painéis e processadores pode ter consequências enormes para a qualidade da imagem que, no final das contas, é o aspecto mais importante de uma televisão. 
 
Todas essas tecnologias de ecrã suportam a resolução 4K cada vez mais essencial, bem como tecnologia de reforço de cor 4K como HDR , HDR10 + e Dolby Vision. 
 
Existem hosts de outros termos que podem distinguir entre conjuntos como 4K HDR Processor X1, Dynamic Range PRO e Triluminos Display (Sony), NanoCell e IPS 4K Quantum Display (LG) e 4K SUHD e Ultra HD Premium HDR 1500/2000 (Samsung ). Essas tecnologias certamente fazem a diferença, mas elas dificilmente são o princípio e o fim de tudo. 
 
Basicamente temos que ignorar aqueles termos em cima e focar-mo-nos no que é mais importante, até porque esses termos muitas vezes são jogadas de marketing. 

3 termos: OLED, LED e LCD, é nisto para o qual nos devemos virar primeiro
 
OLED vs LCD-LED 
 
OLED é a tecnologia de TV mais fina (2,57 mm), os pixeis têm iluminação automática, os pretos são mais convincentes e há uma taxa de actualização mais rápida (0,001 ms) mas no entanto só existem 3 tamanhos standard 55, 65 e 77 polegadas (1.000 nits) e é mais cara. 
 
Ver numa TV OLED pela primeira vez impressiona. As imagens são tão suaves, fluídas, coloridas e contrastantes que é realmente difícil voltar para a velha TV de LCD ou plasma. 
 
OLED, diodo orgânico emissor de luz é um momento inovador para as TVs. De forma crítica, ele emite a sua própria luz. 
 
Além de ser fino, num painel OLED cada pixel ilumina-se, para que possas controlar as imagens num nível de pixel individual. 
 

Num painel OLED, filmes orgânicos à base de carbono são colocados entre os semicondutores e, em seguida, fornecidos com uma corrente eléctrica, o que significa que cada pixel pode ser ligado e desligado individualmente. 
 
Esse processo simultaneamente usa menos energia para criar mais brilho e torna o preto total possível. 
 
Portanto, qualquer vídeo que apresenta escuridão e brilho extremo, como um céu nocturno cheio de estrelas, parece realista. Com contraste ilimitado, significa os brancos mais brancos, os pretos mais escuros, cores que arregalam os olhos e, principalmente, tempos de resposta extremamente rápidos. 
 
Porém, também existem desvantagens no OLED: é muito caro e ninguém sabe ao certo quanto tempo os painéis durarão. 
 
A fabricação de painéis OLED também é mais ecológica do que os painéis tradicionais. Enquanto os painéis LCD requerem o trifluoreto de nitrogénio do gás de efeito estufa na sua produção, os OLEDs não. 
 
Basicamente se queres salvar o planeta e ter uma melhor qualidade de imagem e não te importas de gastar mais, opta por um OLED. 
 
O que é LCD e LED?
 
Se não queres ou não consegues comprar uma OLED, a boa notícia é que todas as grandes marcas de TV ainda estão a vender muitas TVs LCD-LED. 
 
As TVs LCD (ecrã de cristal líquido) e LED (diodo emissor de luz) são muitas vezes consideradas conceitos concorrentes, mas na verdade referem-se a tecnologias idênticas. 
 
Numa TV LCD, os cristais líquidos giram a luz polarizada, actuando efectivamente como uma válvula de luz que ilumina todos os pixeis simultaneamente. Em vez da iluminação pixel a pixel das TVs OLED, em uma TV LCD padrão toda a luz vem de uma grande luz de fundo que consome muita energia. 
 
O resultado é um brilho uniforme e imagens de contraste relativamente baixo. LCD é uma tecnologia ultrapassada, tanto que não podes mais comprar TVs LCD básicas de qualquer tamanho, pelo menos não na configuração original. 
 

 
É aí que entra a luz de fundo por LED - em vez de ter uma luz de fundo de uma peça que limita o contraste, as TVs de LED são iluminadas por LEDs. Eles são agrupados em grupos atrás do painel (chamados de escurecimento local full-array) ou nas laterais (chamados de TVs LED de 'borda' ou 'iluminadas'). O último é mais comum, principalmente porque a TV resultante é mais plana. 

Existem algumas desvantagens, nomeadamente porque ambas as técnicas ainda obtêm luz de uma fonte externa que aumenta os componentes e o tamanho do televisor acabado. 

Se assistires num ambiente totalmente preto, notará manchas e brilho irregular no painel também, e uma falta de detalhes de sombra nas áreas escuras do ecrã. 

Dito isso, as imagens geralmente são muito brilhantes e muito coloridas, e podes comprar uma TV LED em praticamente qualquer tamanho que desejares. 

As TVs LCD retroiluminadas por LED fornecem o ponto ideal para a tecnologia de TV, e isso não vai mudar tão cedo. 

LCD-LED vs QLED 

Outra tecnologia premium de TV, o QLED (diodo emissor de luz de ponto quântico), é muito diferente do OLED. 

Os painéis QLED não são auto-emissivos, em vez disso, são iluminados por LEDs ao longo da borda (como um LCD retroiluminado por LED Edge). 

As vantagens das TVs QLED são que elas usam um filtro de cores de pontos quânticos e são capazes de um brilho significativamente maior do que as TVs OLED. Apresenta cores que saltam aos olhos, mas tempos de resposta mais lentos do que uma TV OLED. 
 
 

No entanto, o contraste e os pretos não são tão bons quanto as TVs OLED. Até agora, o QLED teve apenas um sucesso modesto, mas isso pode mudar. 

Na CES 2018, a Samsung anunciou que suas TVs QLED para 2018 usariam luz de fundo com escurecimento local direto e teriam brilho ainda maior. Se o desempenho do nível de preto e os problemas de desfoque de movimento puderem ser melhorados, a Samsung pode estar no caminho certo. Mas apenas se eles forem mais baratos do que os OLED, e por enquanto é tudo marketing. 

Que TV devo comprar? Uma TV OLED, QLED ou LCD-LED? 

A maioria das marcas populares de TV vende qualquer tecnologia. 

Os painéis OLED são fabricados apenas pela LG e os painéis QLED apenas pela Samsung. Outras marcas usam-nos sob a licença e tentam melhorar e inovar noutros aspectos. 

O preço comanda a maior parte das nossas decisões. OLED é melhor mas também mais caro. 

Se não és tão perfeccionista com a imagem e queres gastar menos uma TV LED chega perfeitamente.

E para finalizar vou juntar outra discussão que é a inteligência da Televisão. Android TV é o meu sistema operativo nas TVs e é preciso ter isso em consideração.
Share it:

info

monitor

Post A Comment:

0 comments: