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Estudo IBM: Mudanças voluntárias de emprego e aumento de competências trazem desafios às empresas para atrair e reter talentos

Estudo IBM: Mudanças voluntárias de emprego e aumento de competências trazem desafios às empresas para atrair e reter talentos
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IBM alarga SkillsBuild - uma plataforma de aprendizagem online sem custos para ajudar os candidatos de emprego a serem bem-sucedidos
Estudo IBM: Mudanças voluntárias de emprego e aumento de competências trazem desafios às empresas para atrair e reter talentos
Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revela que um em cada quatro consumidores inquiridos a nível mundial, está a planear mudar de empregoem 2021. Mesmo tendo a economia registado em 2020* uma perda equivalente a 255 milhões de empregados a tempo inteiro, o estudo demonstra que mudanças voluntárias de carreira e o desenvolvimento de competências estão ainda no centro das atenções no atual mercado de trabalho.

O estudo global, que entrevistou 14.000 adultos, revelou também que muitos dos que fizeram mudanças na sua carreira em 2020, podem estar novamente em mudança em 2021 por muitas das mesmas razões anteriores. As conclusões incluem:
  • Um em cada cinco trabalhadores inquiridos mudou de emprego de forma voluntária em 2020. Se considerarmos os entrevistados da geração Z (idades entre os 18 e os 24 anos) esse número sobe para 33%. Entre os Millenials entrevistados (idades entre os 25 e os 39 anos) a percentagem é de 25%.
  • Dos 28% de trabalhadores inquiridos que estão a planear mudar de emprego em 2021, a procura por um horário ou local de trabalho mais flexível, maiores benefícios e o apoio ao seu bem-estar, foram as principais razões apresentadas.
  • Um em cada quatro trabalhadores inquiridos indicou que está a planear mudar de emprego em 2021.

"A pandemia da COVID-19 mudou significativamente as expetativas que os trabalhadores têm dos seus empregadores e os lideres têm de adotar uma abordagem mais empática e personalizada para atrair e reter talento, especialmente comos candidatos e colaboradores da Geração Z e Millennials”, referiu Amy Wright, Managing Partner, IBM Talent & Transformation. "Isso pode incluir planos personalizados de aprendizagem e de desenvolvimento de carreiras dos colaboradores, a promoção de culturas inclusivas e flexíveis e a eliminação de preconceitos no recrutamento com a ajuda de tecnologias como a Inteligência Artificial”.

Os colaboradores pretendem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e oportunidades de progressão de carreira

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a oportunidade de progressão de carreira estão no topo da lista das características que os consumidores inquiridos referiram como os que mais valorizam. Mais de 40% dos entrevistados mencionaram também a ética e os valores da sua entidade empregadora e 36% referiram oportunidades de aprendizagem contínua.

Existe uma diferença de perceção entre empregadores e empregados em relação àssuas competências De acordo com um estudo de 2019 do IBV sobre o gap global de competências, 45% das organizações inquiridas partilharam que não conseguiam encontrar as competências que precisavam. Contudo, o estudo do IBV hoje divulgado mostra maior confiança dos trabalhadores, com 87% a acreditar que já possui as competências necessárias para cumprir os objetivos do seu trabalho em 2021. Apesar desta confiança, a maioria dos trabalhadores pretende aumentar as suas competências no futuro.
  • De facto, 58% dos inquiridos referiram que estão a planear fazer cursos de formação contínua este ano, na sua maioria online, em vez de presenciais.
  • 25% dos entrevistados indicaram que os seus objetivos de requalificação e melhoria de competências para 2021 incluíam a inscrição num curso formal, certificação ou programa de badges digitais(badging).
  • Aproximadamente 30% dos inquiridos da Geração Z e 30% dos Millennials afirmaram que vão fazer um curso formal, certificação ou programa de badges digitais (badging), a maior percentagem quando comparado com inquiridos de outras gerações.
  • Mais de 1 em cada 4 entrevistados da GeraçãoZ mencionamque vão procurar uma oportunidade de aprendizagem ou estágio, também a maior percentagem quando comparado com outras gerações.

IBM expande SkillsBuild, uma plataforma de aprendizagem online gratuita

Para resolver o gap de competências em toda a economia e para desenvolver as competências fundamentais para o futuro, a IBM está a lançar o SkillsBuild, um programa de aprendizagem online, sem custos e acessível a todos, que capacita os candidatos a emprego com uma preparaçãoem contexto real de trabalho e competências técnicas. Os seus principais pontos diferenciadores incluem um vasto portefólio de cursos interativos em idiomas que incluem Inglês, Francês, Alemão, Japonês e Espanhol, e a possibilidade dos candidatos utilizarem ferramentas de coaching pessoal, completarem projetos para a construção dos seus portefólios e receberem certificados que demonstram as suas competências a potenciais empregadores.

Os formandos que acedem à plataforma podem realizar uma autoavaliação dos interesses e aptidões profissionais, ajudando-os a identificar e seguiremum percursode aprendizagem que se adeque às suas competências. Esse percurso irá abranger áreas como cibersegurança, analítica de dados, serviço a clientes, competências profissionais como colaboração e apresentação, e aspetos essenciais de uma candidatura a emprego, entre outras. Alguns dos parceiros de conteúdos da IBM incluem a Fortinet e a Red Hat.

"A pandemia, em conjunto com rápidos desenvolvimentos tecnológicos, está a mudar profundamente o local de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas estão cada vez mais a procurar ter nos seus quadros profissionais talentosos e diversificados, refere Justina Nixon-Saintil, IBM Vice President and Global Head Corporate Social Responsibility. "O SkillsBuild da IBM dá aos candidatos a profissionais um completo e atual conjunto de recursos gratuitos para os ajudar a construir carreiras relevantes de que se possam orgulhar".

Metodologia do estudo do IBV

Para melhor compreender os planos e motivações dos consumidores para deixarem ou permanecerem com os seus atuais empregadores e investir no seu próprio desenvolvimento profissional, a IBM entrevistou mais de 14.000 adultos em janeiro de 2021 em 9 países: Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. O estudo completo está disponível em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/employee-expectations2021

*De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em 2020, 8,8% das horas de trabalho mundiais foram perdidas em relação ao quarto trimestre de 2019, o equivalente a 255 milhões de empregos a tempo inteiro.
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