Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Mobile World Congress 2021 - Catherine Chen: “Temos de libertar o poder da tecnologia e impulsionar o desenvolvimento sustentável”

Mobile World Congress 2021 - Catherine Chen: “Temos de libertar o poder da tecnologia e impulsionar o desenvolvimento sustentável”
Share it:
“Temos de libertar o poder da tecnologia e impulsionar o desenvolvimento sustentável”
Mobile World Congress 2021 - Catherine Chen: “Temos de libertar o poder da tecnologia e impulsionar o desenvolvimento sustentável”
Integrado no Mobile World Congress 2021, que decorre em Xangai até dia 25 de fevereiro, o Connected for Shared Prosperity Forum serviu de palco para Catherine Chen, Senior Vice President e Board Member da Huawei, deixar um alerta ao mundo: há que chegar a consensos e tomar medidas concretas para uma evolução tecnológica em prol da humanidade.
 
O Connected for Shared Prosperity Forum teve lugar no Jumeirah Himalayas Hotel em Xangai, sob organização da Huawei, da Global Mobile Association (GSMA), do Center of Environmental Economics of Fudan University e do The Paper. Em representação de organizações de todo o mundo, incluindo membros de governos, reguladores internacionais da indústria e think tanks da China, Malásia, Espanha, Tailândia, Hungria e Portugal, os participantes juntaram-se online e presencialmente para discutir o valor das tecnologias digitais no desenvolvimento sustentável para um mundo melhor e conectado.

Presente no Connected for Shared Prosperity Forum, Catherine Chen, Senior Vice President e Board Member da Huawei, proferiu um discurso intitulado "Acredite no poder da tecnologia", no qual descreveu como a tecnologia pode ser utilizada como motor do progresso humano. Ao apelar aos indivíduos e empresas para pensar grande e agir pequeno, Chen reiterou na sua intervenção o apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à construção de um mundo verde, inovador e inclusivo.

Fazendo uma reflexão sobre o atual panorama mundial imposto pela COVID-19, Chen frisou no seu discurso que “são generalizados os sentimentos contraditórios em relação a 2020, tendo sobretudo em conta as enormes alterações que a pandemia causou nas nossas vidas, muitas coisas que considerávamos certas deixaram de existir e os nossos valores mudaram”. “A minha maior lição do ano passado foi como é difícil para a sociedade chegar a um consenso”, disse a Senior Vice President e Board Member da Huawei, ainda acrescentando que “parece haver conflito e desacordo constantes desde decidir se é necessário impor bloqueios, até debater se vale a pena usar uma máscara”.

Neste encontro que reuniu milhares de convidados para discutir os 17 ODS das Nações Unidas, Catherine Chen fez questão de lançar um repto à sociedade no seu todo, frisando que acredita que a tecnologia “é crucial para o avanço dessas metas” e que, em conjunto, “devemo-nos empenhar na concretização de dois objetivos para libertar totalmente o poder da tecnologia e impulsionar o desenvolvimento sustentável”. Ou seja, na visão da responsável da Huawei, “o nosso primeiro desafio será chegar a um consenso honesto sobre se a tecnologia é, de facto, um motor para o progresso humano, e o segundo passará por tomar medidas resolutas e concretas para tornar a tecnologia realmente eficaz, de forma a criar valor para todos”.

E precisamente por considerar estes desafios como determinantes para que o mundo avance a todos os níveis mais sustentável, Catherine Chen não deixou de fazer um alerta ao mencionar que, no decorrer da história, “vimos como grandes mudanças sociais aconteceram em sincronia com os avanços na ciência e tecnologia”. No entanto, referiu, “os avanços tecnológicos são hoje em dia promovidos e politizados, às vezes demonizados, o que levou a que muitos deixassem de acreditar no poder da tecnologia por causa do medo e da desconfiança, acima de tudo porque alguns se esforçam por impedir o desenvolvimento tecnológico”.

A questão da tecnologia 5G é, aliás, paradigmática para a Senior Vice President e Board Member da Huawei. Salientou Chen que leu recentemente um relatório que dizia que qualquer plataforma digital importante dominada pela China seria altamente perigosa para os EUA se não fosse efetivamente contida, e que o 5G era uma dessas plataformas. Porém, frisou, “o 5G é uma tecnologia padronizada definida pela sua alta largura de banda, baixa latência e ampla conectividade, assim ajudando a transformação das indústrias tradicionais, o que vai beneficiar todos”. Nesse sentido, acrescentou: “a implantação de 5G em larga escala já pode ser vista em vários setores a nível mundial; os consumidores diários estão a beneficiar das experiências obtidas com esta tecnologia, enquanto o uso industrial em portos, minas e no setor de transporte está a aumentar a eficiência operacional. Devemos chegar a um consenso global sobre esta questão e acreditar no poder da tecnologia para alavancá-la em benefício da sociedade.”

Quanto ao segundo desafio que a sociedade global tem de cumprir, o de avançar rapidamente com medidas resolutas para tornar a tecnologia realmente eficaz e criar valor para todos, Catherine Chen garante que a Huawei “sempre apoiou o avanço tecnológico”, essencialmente por a empresa acreditar, em última análise, que “a tecnologia beneficia a humanidade”. E deu um exemplo básico, mas não menos importante: “para as empresas, acreditar na tecnologia pode ter como ponto de partida algo pequeno. Vejamos o conceito de Minimum Viable Product (MVP). Por norma, o MVP refere-se ao estágio de desenvolvimento do produto em que o que +e desenvolvido cumpre os requisitos mais críticos do utilizador, recorrendo a uma menor quantidade de recursos. Em suma, esse MVP pode então ser constantemente refinado após seu lançamento. Construir um amplo consenso é difícil, então podemo-nos basear neste conceito de MVP para ajudar a continuar o avanço tecnológico.”
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: