Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

10 sinais para identificar um ambiente de trabalho positivo

10 sinais para identificar um ambiente de trabalho positivo
Share it:
Como identificar os fatores-chave de um ambiente de trabalho positivo?
10 SINAIS QUE DEVE VALORIZAR
10 sinais para identificar um ambiente de trabalho positivo
Empresas que não valorizam nem investem nos seus colaboradores, colocam em risco o seu próprio sucesso e estendem a ‘passadeira vermelha’ à fuga dos talentos. É uma responsabilidade das organizações estarem vigilantes se quiserem reter profissionais felizes, estruturados e produtivos. Em contexto de trabalho remoto, o desafio é ainda maior, mas não é missão impossível. Saiba como reconhecer uma empresa com um ambiente de trabalho saudável e positivo: sintonize as antenas para reconhecer os 10 sinais que a Adecco Portugal identifica como o conjunto comum de características que fomentam a excelência, a produtividade e a camaradagem. 
 
Qual a organização que não quer ter equipas motivadas, felizes e produtivas? Parece um clichê, mas a verdade é que nem todas as empresas têm uma cultura que valorize os seus recursos, capaz de reter talento nos seus quadros: uma cultura que ultrapassa a política salarial e a postura vincadamente hierárquica do “eu pago, posso, quero e mando”.

Potenciar o bem-estar, a saúde física e mental e a satisfação dos colaboradores é cultivar um terreno para resultados positivos nos mercados em que cada organização se posiciona. Todos ganham, empresas e colaboradores. Seja uma empresa, seja um profissional à procura de uma posição à medida do seu talento, aprenda a identificar os sinais de um ambiente de trabalho saudável.

10 SINAIS PARA IDENTIFICAR UMA EMPRESA COM AMBIENTE SAUDÁVEL

1. Valores positivos

Uma declaração de missão positiva descreve os objetivos e o comportamento demonstrativo que exemplificam o mais alto compromisso de qualidade e serviço uns com os outros, a empresa, os clientes e os acionistas. A empresa pretende alcançar os seus objetivos de uma forma ética e honesta com um elevado sentido de propósito para a melhoria do planeta e da humanidade.

2. Ambiente descontraído e produtivo

As pessoas gostam de vir trabalhar e sentirem-se apreciadas, reconhecidas e recompensadas. Os sinais de medo, dominação, intimidação, assédio sexual e intimidação estão ausentes. Criatividade, produtividade e pensamento inovador florescem.

3. Compromisso de excelência

Os colaboradores dão 200% num local de trabalho positivo. Esforçam-se por ser os melhores no fornecimento de produtos e serviços de qualidade. Eles assumem a responsabilidade pelas suas ações e decisões.

4. Comunicação aberta e honesta

Todos comunicam abertamente, resolvendo as dificuldades de uma forma positiva. Não há jogos dúbios desagradáveis ou esquemas de vingança quando é dado um feedback difícil. Em vez de um “puxão de orelhas” negativo, os funcionários acolhem o feedback como uma oportunidade de crescimento.

5. Cooperação, Apoio e Capacitação

Atitudes de cooperação e empoderamento são sinais óbvios de bem-estar no local de trabalho. Os colaboradores têm um sentido de camaradagem, cooperação e empoderamento. A competição saudável existe sem vinganças ou rancores envolvidos.

6. Sentido de humor

Os funcionários mantêm as coisas em perspetiva, divertem-se e riem-se. O riso liberta endorfinas, os nossos antidepressivos naturais.

7. Compaixão, respeito e compreensão

A bondade e a compreensão prevalecem quando os colaboradores têm de lidar com acidentes, doenças, tragédias pessoais e catástrofes naturais. As pessoas tendem a esforçar-se mais pelos outros quando são bem tratadas e com compreensão, compaixão e respeito.

8. Flexibilidade

A empresa e os seus funcionários abraçam a mudança, adaptam-se às novas tendências e tecnologias, e incorporam novas competências. Eles sabem que se não o fizerem, o negócio acabará por se tornar obsoleto. Como diz o ditado, "a mudança é a única constante da vida".

9. Reforço positivo

As pessoas precisam de reconhecimento, apreço e gratidão para se manterem motivadas. Elogios, recompensas, bónus, aumentos ou promoções são a energia que nos faz mover. A empresa agradece regularmente aos colaboradores por este meio.

10. Benefícios na Saúde, Família e Ambiente


A empresa oferece um seguro de saúde abrangente, com programas de perda de peso, cessação do tabagismo e abuso de substâncias. A cafetaria da empresa oferece um menu saudável e o ginásio da empresa está equipado com equipamento de exercício físico. A empresa oferece o reembolso para a creche ou o acolhimento de crianças no local. Estes são apenas alguns exemplos do que poderá encontrar num local de trabalho positivo. Valorize ainda se o escritório dispõe de iluminação natural e embutida com lâmpadas incandescentes em vez de halogéneas ou fluorescentes... quando puder trabalhar presencialmente. A organização tem consciência ambiental, encorajando a energia solar e a reciclagem.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: