Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Encontrado malware perigoso em 10 aplicações da Google Play Store

Encontrado malware perigoso em 10 aplicações da Google Play Store
Share it:
O Clast82 contornou as medidas de segurança da plataforma, podendo aceder às contas bancárias das vítimas e controlar os seus dispositivos
Encontrado malware perigoso em 10 aplicações da Google Play Store
A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder especializado em soluções de cibersegurança a nível global, descobriu recentemente um programa malicioso inserido em 10 aplicações utilitárias da Google Play Store. Designado “Clast82” pelos investigadores, o dropper contornou as medidas de proteção da plataforma, sendo capaz de ativar o segundo estádio de ataque, no qual o hacker conseguiria aceder às contas bancárias das vítimas e exercer controlo sobre os seus telemóveis.

Método do Clast82

O Clast82 dissemina o AlienBot Banker, o malware-as-a-service que alcança as aplicações financeiras, contornando os códigos de autenticação dupla requeridos tipicamente. Atualmente, o Clast82 está equipado com um trojan de acesso remoto (MRAT) capaz de controlar o dispositivo através da funcionalidade TeamViewer, dando ao atacante o poder de execução que este teria se tivesse o telemóvel fisicamente nas suas mãos.

Os investigadores da Check Point descrevem o método de ataque em 4 fases:
  1. Vítima faz download de uma aplicação utilitária presente na plataforma Google Play Store que contém o dropper Clast82
  2. Clast82 comunica com o servidor C&C para receber a configuração
  3. Clast82 faz download do payload recebido pela configuração, o AlienBot Banker, instalando-o, de seguida, no dispositivo Android 
  4. Hacker adquire acesso às credenciais financeiras da vítima, conseguindo controlar inteiramente o seu telemóvel


Manipulação de terceiros para evitar a deteção da Google

O Clast82 utiliza uma série de técnicas para se evadir à deteção da Google Play Protect, entre as quais:
  • Utiliza o FireBase detido pela Google como plataforma para comunicação C&C. O atacante responsável pelo Clast82 alterou a configuração do comando e controlo através do FireBase, “desativando” o comportamento malicioso do Clast82, tornando-o indetetável no processo de avaliação de ameaças levado a cabo pela Google.
  • Utiliza o GitHub como plataforma terceira para fazer download do payload. Para cada aplicação, o agente malicioso criou um novo perfil de programador na Google Play Store, em conjunto com o repositório da sua conta no GitHub. Este modus operandi permitiu-lhe distribuir diferentes payloads pelos dispositivos que foram sendo infetados pelas aplicações maliciosas.

“O hacker por detrás do Clast82 conseguiu contornar as proteções da Google Play através de uma metodologia criativa, mas muito preocupante. Com uma manipulação simples de terceiras plataformas já existentes, como o GitHub e o FireBase, aproveitou recursos prontamente disponíveis. As vítimas pensam estar a fazer download de uma aplicação utilitária inócua de um fornecedor Android oficial, mas o que recebem, na realidade, é um trojan perigoso que vai direto às suas contas financeiras,” começa por dizer Rui Duro, Country Manager da Check Point Portugal. “A sua capacidade de se manter indetetável vem reforçar a importância de utilizar soluções de segurança móvel. Fazer um simples scan da app no período de avaliação claramente não é suficiente, já que o atacante pode ir mudando o comportamento da aplicação – e é certo que o fará,” termina o responsável.

As 10 aplicações utilitárias envolvidas

O atacante fez uso de aplicações conhecidas e legítimas de código aberto. A lista é seguinte:

Nome

Nome do Package

Cake VPN

com.lazycoder.cakevpns

Pacific VPN

com.protectvpn.freeapp

eVPN

com.abcd.evpnfree

BeatPlayer

com.crrl.beatplayers

BeatPlayer

com.crrl.beatplayers

QR/Barcode Scanner MAX

com.bezrukd.qrcodebarcode

eVPN

com.abcd.evpnfree

Music Player

com.revosleap.samplemusicplayers

tooltipnatorlibrary

com.mistergrizzlys.docscanpro

QRecorder

com.record.callvoicerecorder





Figura 1. Malware Clast82 na Google Play


A 28 de janeiro de 2021, a Check Point Research reportou as suas descobertas à Google. No dia 9 de fevereiro, a gigante tecnológica confirmou que todas as aplicações afetadas pelo Clast82 foram removidas da plataforma.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: