Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ethernet industrial, um pilar fundamental para a indústria 4.0

Ethernet industrial, um pilar fundamental para a indústria 4.0
Share it:
  • De acordo com o Global Market Insights, o mercado Ethernet Industrial atingirá 100 mil milhões de dólares até 2026, o que equivale a um crescimento de 15% já desde 2020.
  • A Ethernet industrial é o protocolo de comunicação de crescimento mais rápido em sistemas de automação e controlo industrial.

O protocolo Ethernet aplicado à indústria, geralmente conhecido como Industrial Ethernet, é uma das atuais normas de comunicação para dispositivos na indústria. Graças aos seus muitos benefícios - desde o tratamento de grandes quantidades de dados até ao leque de possibilidades que oferece como tecnologia aberta - aumenta a eficiência, agilidade e possibilidades dos sistemas nas fábricas, e ajuda a protegê-los, permitindo uma automatização segura e eficaz. De acordo com a Eaton, especialista global em energia, a sua evolução tem sido notável, e embora ainda tenha desafios a ultrapassar, a homogeneização dos standards da indústria leva também à sua homogeneização.

O Global Market Insights afirma que o mercado Ethernet Industrial atingirá 100 mil milhões de dólares até 2026, o que equivale a um crescimento de 15% a partir de 2020. A consultora atribui isto a várias razões: a adoção crescente de soluções IIoT e Industry 4.0, a necessidade de uma maior flexibilidade da rede, o seu aumento na indústria automóvel, e a utilização crescente de protocolos industriais Ethernet avançados em resposta às necessidades do setor industrial.

"Embora o protocolo Ethernet esteja a tornar-se uma obrigação para a indústria, a verdade é que ainda existem obstáculos a ultrapassar", afirma José Ignacio Ruiz, responsável comercial do segmento MOEM na Eaton Iberia. "O desenvolvimento dos chamados digital communication bus foi gerado de acordo com diferentes necessidades e possibilidades de aplicação, o que levou a criar um cenário muito diversificado de tecnologias de comunicação que não eram compatíveis entre si para funcionar e integrar-se com padrões diferentes. A Ethernet industrial é o protocolo com o qual a indústria procura homogeneizar todas estas tecnologias e, embora se fale de uma norma industrial, ainda há um longo caminho a percorrer", conclui.

Várias tecnologias em uma

No domínio das comunicações industriais ou da tecnologia operacional, a aplicação desta norma ainda não foi cem por cento normalizada. Embora se fale comummente, dentro desta nomenclatura coexistem diferentes tecnologias que hoje em dia não são interconectáveis ou transparentes entre si. Estamos a falar de protocolos tais como Modbus TCP, Profinet, EtherCAT, Ethernet / IP (CIP) ou outros relevantes para o sector.

Isto acontece por uma razão principal, diz a Eaton: os requisitos específicos das aplicações industriais e certos componentes entre as chamadas "arquiteturas integradas" têm impedido a implementação de uma norma verdadeiramente comum.

"Contudo, a tendência global que traz benefícios reais e comprovados na gestão destas aplicações faz com que a inércia da homogeneização tenha alcançado, através de várias soluções técnicas, a ligação de dispositivos em arquiteturas industriais Ethernet multiprotocolo", acrescenta José Ignacio Ruiz.

Benefícios comprovados: eficiência, agilidade e adaptabilidade.

benefícios da Ethernet Industrial são muitos e variados, pelo que não é de admirar que se tenha posicionado como o protocolo de comunicação preferido em fábricas quando falamos de sistemas de automatização, gestão e controlo. Acresce ser suportada para uso industrial por diferentes entidades e associações, tais como a Associação Industrial Ethernet (IEA), a Organização Modbus, Profibus & Profinet International (PI), a Open DeviceNet Vendor Association (ODVA), entre outras.

A Ethernet destaca-se assim como um padrão fiável e de alto desempenho com interoperabilidade inerente, de acordo com a Eaton. É uma tecnologia aberta que é fácil de configurar, operar, manter e ampliar, tornando-a adequada para uma multiplicidade de situações e pode ser utilizada com mainframes, computadores, robôs, dispositivos de entrada/saída (E/S), controladores lógicos programáveis (PLCs) e muito mais.

Além disso, é capaz de tratar grandes volumes de dados a velocidades superiores a 100Mbps, de modo a que a comunicação ocorra de forma eficiente e rápida. Devido a todas estas características, expande muito as possibilidades dos sistemas nas fábricas e permite protegê-los de uma forma óptima, podendo realizar uma automatização segura e eficaz das fábricas e instalações de produção.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: