Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NOVO DOCUMENTÁRIO "THE LAST CRUISE" ESTREIA DIA 31 DE MARÇO NA HBO PORTUGAL

NOVO DOCUMENTÁRIO "THE LAST CRUISE" ESTREIA DIA 31 DE MARÇO NA HBO PORTUGAL
Share it:
THE LAST CRUISE, estreia dia 31 de março, na HBO Portugal.

Este documentário da HBO relata o pesadelo vivido a bordo do navio de cruzeiro "Diamond Princess", durante os primeiros dias da Covid-19.
NOVO DOCUMENTÁRIO "THE LAST CRUISE" ESTREIA DIA 31 DE MARÇO NA HBO PORTUGAL
Recorrendo a imagens gravadas por passageiros e tripulantes, THE LAST CRUISE, que estreia no dia 31 de março, na HBO Portugal, é um relato na primeira pessoa do pesadelo vivido a bordo do azarado navio de cruzeiro, “Diamond Princess”, que saiu de Yokohama, Japão, a 20 de janeiro de 2020, durante os primeiros dias da pandemia causada pela COVID-19.

A 26 de fevereiro de 2020, o navio era responsável por mais de metade de todos os casos de COVID-19 documentados fora da China, com mais de 700 pessoas infetadas a bordo. THE LAST CRUISE terá a sua estreia mundial no SXSW Film Festival, na categoria Documentary Shorts Competition.

A quarentena vivida dentro do navio cruzeiro Diamond Princess, enquanto flutuava num porto japonês, tornou-se um espetáculo mundial - um símbolo distante do novo vírus e do seu potencial para destruir qualquer senso de normalidade. Cenas de outro mundo - cientistas em fatos anti-risco, passageiros de máscaras e equipas de limpeza a borrifar desinfetante em buffets vazios – foram o mote das notícias da noite. Com poucas informações disponíveis sobre o novo vírus e acesso limitado aos recursos, o número de casos existentes no navio disparou.

Os passageiros ficaram em quarentena nas suas cabines durante semanas enquanto o número de casos a bordo disparava. Enquanto isso, a tripulação cuidava dos passageiros, prestava serviço de quartos e dormia e jantava em quartos partilhados e apertados. Acabaram por se tornar no que mais tarde se denominou de "trabalhadores essenciais". O navio acabaria por ser o responsável pelos primeiros cidadãos da Argentina, Israel, Portugal, Rússia, Ucrânia, Indonésia, Quirguistão e Nova Zelândia a testarem positivo para a COVID-19.

Enquanto o Diamond Princess estava em quarentena, cientistas do governo dos EUA estudaram o que estava a acontecer a bordo. Apesar das suas descobertas de que o vírus provavelmente estava no ar e que pessoas assintomáticas contribuíram para a sua propagação, demoraria mais de um mês até o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) começar a aconselhar o uso de máscaras e mais de dois meses - e um milhão de casos de COVID-19 confirmados nos Estados Unidos – até começar a aconselhar a testagem de pessoas assintomáticas que tinham sido expostas ao vírus.

A HBO Documentary Films apresenta THE LAST CRUISE, realizado e produzido por Hannah Olson, ao lado dos também produtores Shane Boris, Joe Beshenkovsky e James A. Smith. Para a HBO, os produtores executivos foram Nancy Abraham e Lisa Heller e a produtora sénior foi Sara Rodriguez.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: