Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O número de pessoas à procura de trabalho na Darknet está a aumentar, alerta Check Point

O número de pessoas à procura de trabalho na Darknet está a aumentar, alerta Check Point
Share it:
Check Point Research alerta para o potencial aumento do número de pessoas ligadas a atividades ilegais divulgadas tipicamente em fóruns de hacking na Darknet
O número de pessoas à procura de trabalho na Darknet está a aumentar, alerta Check Point
A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder especializado em soluções de cibersegurança a nível global, alerta para o crescente número de anúncios presentes na Darknet e fóruns de hacking publicados por pessoas desempregadas que se oferecem para prestar assistência a atividades cibercriminosas em troca de dinheiro. Os investigadores partilham 4 exemplos reais.

É costume ver-se na Darknet ou em fóruns de hacking a partilha de oportunidades de trabalho. O que a Check Point tem observado é a dinâmica oposta: as pessoas estão a oferecer-se para assistir o cibercrime em troca de dinheiro. Desde que 2021 começou, os investigadores da Check Point têm-se deparado com 10 a 16 novos anúncios de procura de emprego por mês numa seleção de fóruns de hacking, um número excecionalmente alto, tendo em conta que as publicações desta natureza são, por norma, nulas. Os investigadores acreditam que a inversão da tendência deriva do impacto notoriamente negativo da situação pandémica, que em muito tem contribuído para o aumento dos números de desemprego e para maior precariedade entre as famílias.

“É muito raro vermos pessoas à procura de trabalhos ilegais na darknet. A crescente deste tipo de ofertas alarmou-nos. Quando pessoas se oferecem para prestar assistência a atividades cibercriminosas estamos todos numa situação de maior perigo. Assim, decidimos selecionar um conjunto de fóruns de hacking para acompanhar ao longo dos meses. Descobrimos que o número de posts deste género aumentou consistentemente e suspeitamos que o mesmo aconteça noutros sítios da Darknet,” começa por explicar Oded Vanunu, Head of Product Vulnerabilities Research na Check Point. “Tudo isto cria uma cultura muito perigosa na Darknet, o último sítio no qual se deve procurar trabalho. Tempos de desespero levam a medidas desesperadas... acreditamos que esta tendência evidencia as dificuldades financeiras em que muitas pessoas se encontram dada a COVID-19. Este ‘grito’ das pessoas deve preocupar toda a gente que pretende minimizar as atividades criminais,” termina o responsável.

A Darknet corresponde a uma parte da Internet invisível para os motores de busca, na qual se trocam recursos ilícitos, como números de cartões de crédito roubados, drogas, ciberarmas e, até, softwares maliciosos que permitam aceder a computadores alheios. A Check Point partilha 4 exemplos extraídos do conjunto de fóruns que os investigadores acompanharam nos últimos meses.

Figura 1. Utilizador que está disposto a “fazer dinheiro na Internet por qualquer meio”

Figura 2. Este utilizador diz estar numa situação financeira difícil e oferece-se para trabalhar na esfera do “roubo de fundos, ataques DDoS e segurança”, prometendo não fazer “perguntas estúpidas”

Figura 3. Neste post, um homem de 27 anos de Moscovo, em circunstâncias desfavoráveis, está a procura de um trabalho único que pague pelo menos 200 mil dólares. Diz estar aberto a negociações.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: